A Alegre História de Portugal em 90 Minutos foi a escolha de hoje de Helena Melo na página Crianças do Público.
A Companhia do Teatro Bocage seleccionou 75 personagens representativas da História de Portugal – como Viriato, D. Afonso Henriques, D. Dinis ou D. Sebastião – e apresenta A Alegre História de Portugal em 90 Minutos. Uma comédia com texto e encenação de Mauro Toledo, inspirada nos livros de Manuel Pinheiro Chagas e António Gomes de Almeida. Interpretação de Fábio Paiva, Pedro Oliveira e Ricardo Barceló. Maiores de 6.
Lisboa Teatro Bocage (R. Manuel Soares Guedes, 13 A). Tel.: 912449909. Amanhã e dia 25 de Abril às 16h. Últimas sessões. Bilhetes a 6 euros
Os livros escolhidos por nós foram estes.
É um livro de adivinhas interactivo. Numa página pergunta-se se certo animal vive em determinado ambiente. Na página seguinte responde-se “Não, mas…”. E convida-se a criança a levantar algumas abas do livro para encontrar a solução. Exemplificando: “As avestruzes vivem nos oceanos?” (muda-se de página) “Não, mas…” (levanta-se a aba) “… os tubarões sim!” (levanta-se outra aba) “Salve-se quem puder!” Os animais aparecem com caras felizes e são muito coloridos. O que é apropriado para o público a que se dirige, crianças a partir dos três anos. Os Hipopótamos Vivem em Casas? está integrado na colecção Primeiras Aprendizagens e, diz a editora, “o que distingue esta série é a ilustração em cada página com aba, fomentando a curiosidade e permitindo a descoberta”. Confirma-se.
Os Hipopótamos Vivem em Casas?
Autor Moira Butterfield
Ilustrador Sonia Canals
Editor Booksmile
16 págs., 6,99 euros
Mais um livro para crianças de idades baixas, mais um livro com animais e mais um livro para interagir. A história é tradicional e até um pouco “sádica” para o lobo, que acaba no fundo do poço com a barriga cheia de pedras. Mas é sabido que as crianças precisam de sentir que o mau da fita desaparece no final da história, dá-lhes segurança e alegria. Há mais contos tradicionais nesta colecção, como O Gato das Botas ou a Galinha Ruiva. Em comum têm o facto de se tratarem de histórias “para ler com a ponta dos dedos”. Isto porque cada personagem surge com uma textura diferente, com pêlo mais macio ou mais áspero. Neste volume até se pode mexer no tecido vermelho das cortinas da casa dos cabritinhos, abrir a porta do armário onde se escondeu um deles e “ajudar” o lobo a cair no poço…
O Lobo e os 7 Cabritinhos
Autor e ilustrador Nathalie Choux
Tradutor Marta Nazaré
Editor Dom Quixote
12 págs., 12 euros
Se quiser ver a página Crianças propriamente dita, com todas as sugestões, aqui está.