O destaque de hoje de Helena Melo na página Crianças do Público vai para a peça de teatro Robinson Crusoe.
O Teatro D. Maria apresenta Robinson Crusoe, com texto de Patrícia Portela (uma versão original a partir do romance de Daniel Defoe) e encenação de Álvaro Correia. Uma peça que conta a história de Roberto Cruz, um Robinson actual e um viajante aventureiro que farto da sua vida na Europa decide partir à aventura. E que sem saber bem como tem um acidente em pleno deserto, acordando rodeado de areia e sem memória. Ao tentar pedir ajuda, apercebe-se de que a sua estadia ali não será breve… Com Bruno Huca, Carla Gomes, Miguel Raposo, Paula Mora e Wagner Borges. Maiores de 6.
Lisboa Teatro Nacional D. Maria II – Sala Garrett (Praça D. Pedro IV). Tel.: 213250835. Sáb. às 16h. Dom. às 11h. 3ª a 6ª às 11h. Até 28 de Março. Bilhetes de 5 a 16 euros (bilhetes do dia a 6 euros, sujeitos a disponibilidade e comprados entre as 14h e as 15h)
A nossa parte da página foi preenchida com este dois livros.
O filho de Vivaldo Bonfim quer encontrar o pai. Sempre lhe tinham dito que ele sofrera “um enfarte”, mas no dia do seu 12.º aniversário ficou finalmente a saber a verdadeira história. Vivaldo perdeu-se nas leituras que levava todos os dias para a maçadora repartição de finanças onde trabalhava. Desapareceu precisamente no livro A Ilha do Dr. Moreau, de H. G. Wells. Mas não foi por aí que Elias (o filho) começou a procurá-lo. “Percebi que deveria começar devagar, por outros livros, em vez daquele fatal, o livro que devorou o meu pai. E durante o primeiro semestre desse ano lectivo fui lendo livro atrás de livro, aprendendo a perder-me nessas leituras.” Uma viagem culta e comovente pela literatura, mas também pela adolescência. Afonso Cruz recebeu (merecidamente) com esta obra o prémio Maria Rosa Colaço 2009. Como subtítulo, escreve-se na capa A Estranha e Mágica História de Vivaldo Bonfim. Para ler com moderação… ou acabará por ser devorado.
Os Livros Que Devoraram o Meu Pai
Autor Afonso Cruz
Editor Editorial Caminho
128 págs., 12 euros
O terceiro volume do Diário de Um Banana já anda por aí. Os dois primeiros títulos do rapaz “apatetado”, egocêntrico e divertido têm agradado a muitos leitores portugueses (o primeiro livro, que dá nome à colecção, vai na sexta edição e o segundo, Rodrick é Terrível, lançado em Setembro, na terceira). O “drama” da história A Última Gota é a vontade do pai do Greg em transformá-lo num atleta. Missão difícil a de querer transformar o rapaz no que quer que seja, mas isso o pai já deveria saber… A personagem criada por Jeff Kinney, no original com o título Diary of a Wimpy Kid, vendeu mais de 25 milhões de exemplares nos EUA e está no top dos principais jornais norte-americanos. Como se esperaria, vai agora passar ao cinema. Está anunciado para o próximo dia 19. Falta pouco.
O Diário de Um Banana/ A Última Gota
Autor e ilustrador Jeff Kinney
Tradutor Renato Carreira
Editor Vogais & Co.
224 págs., 14,40 euros
Para ver mais sugestões de actividades culturais em família publicadas hoje, siga-nos.