Branca de Neve em patins

Hoje é dia de sair de casa e ir, por exemplo, ao Coliseu de Lisboa. Quem o sugere é Helena Melo, na página Crianças do Público. Todos os sábados, assina um roteiro com actividades culturais para a família. Aqui fica a descrição do espectáculo.

Depois de A Casinha de Chocolate, a Palco Partilhado apresenta a sua mais recente produção, o espectáculo de patinagem Branca de Neve na Floresta Encantada. A partir do conto Branca de Neve, dos Irmãos Grimm, aqui se conta a história de uma princesa que vivia feliz com o seu pai. Até à chegada de uma mulher misteriosa que consegue cativar o amor do rei… Encenação de Miguel Coelho. Maiores de 4.

Lisboa Coliseu dos Recreios (R. das Portas de Santo Antão, 96) Tel.: 213240585. Amanhã e dia 21 de Março às 10h30. Bilhetes de 7,50 a 15 euros

A nossa escolha de livros foi esta:

Pela voz de um rapaz prestes a fazer dez anos, José Jorge Letria conta as movimentações dos republicanos nas vésperas do 5 de Outubro de 1910, em Lisboa. O pequeno Manuel Francisco assiste à luta do pai (e dos seus companheiros tipógrafos) para derrubar a monarquia e D. Manuel II. Nomes como Machado dos Santos, Afonso Palla, Ladislau Pereira, Cândido dos Reis, entre outros, vão sendo dados a conhecer numa narrativa fluente e estimulante. As ilustrações de Afonso Cruz são expressivas, remetem para a época e conferem dinamismo à leitura visual, ao surgirem em diferentes posições ao longo do livro. Podem ocupar meia página, página inteira ou “entrar” pelo texto, caso da imagem de uma multidão de homens de braço erguido. Uma cronologia (muito útil) dos principais acontecimentos dos primeiros anos da república encerra a obra. Tudo isto se passou (já) há cem anos.

A Minha Primeira República
Autor José Jorge Letria
Ilustrador Afonso Cruz
Editor D. Quixote
64 págs., 13,95 euros

Cinco histórias com “agenda escondida”, mas no bom sentido. São contos escritos por psicólogos e que podem ser “usados” junto de crianças/famílias que precisem de alguma orientação. O título do livro é o da primeira narrativa. Ali se fala da memória e de “como esquecemos certas coisas, valorizamos outras e transformamos aquilo em que vamos pensando”. O estimular da imaginação constitui o ponto forte de todos os textos de Para Onde Vão as Ideias Que Esquecemos?. Os autores acreditam que “transformar a nossa imaginação é uma forma de transformar as nossas vidas”. Curiosidade, ciúme, insegurança são algumas das vivências das personagens infantis que protagonizam as outras histórias: O gato que foi à Lua, Uma história de números ciumentos, O palhacinho que perdeu o circo, A capuchinho azul. As ilustrações do livro foram criadas por três crianças: Matilde, Bia e Pedro. Com imaginação.

Para Onde Vão as Ideias Que Esquecemos? e Outras Histórias
Autores Carla Machado e Miguel Gonçalves
Ilustradores Matilde, Bia e Pedro
Editor Psiquilíbrios Edições
60 págs., 13 euros

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>