Ópera em Belém

Em 2010, Letra pequena online continuará a contar com as sugestões de Helena Melo para a página Crianças do Público. Sempre ao sábado. Obrigada, Helena.
Começamos o ano com a ópera Jeremias Fisher.

Ópera de câmara com música de Isabel Aboulker e libreto a partir da peça teatral Jérémy Fisher, de Mohamed Rouabhi. Conta a história de um menino filho de uma família de pescadores e que, de metamorfose em metamorfose, se vai transformando num menino-peixe. Até chegar a hora de ir viver para o oceano… Versão portuguesa de Luís Rodrigues, com direcção cénica de Michel Dieuaide e direcção musical de Catarina Molder, da Companhia de Ópera do Castelo. Jeremias Fisher é apresentada pela primeira vez fora de França. Maiores de 5.

Lisboa Centro Cultural de Belém – Pequeno Auditório
(Praça do Império). Tel.: 213612444
Hoje e amanhã às 19h. Dia 4 às 15h (escolas). Bilhetes a 5 euros

Mais detalhes podem ser encontrados aqui.

Os livros que escolhemos para esta primeira página de Janeiro foram os que se seguem.


O Menino Nicolau fez 50 anos em 2009. Para assinalar o aniversário, a filha de Goscinny mostrou a Sempé um conjunto de histórias inéditas do seu grande companheiro de trabalho. O resultado foi um livro a cores. Assim, pela primeira vez, o pequeno rapaz, os seus amigos, os pais, o vizinho Blédurt e todas as personagens deixaram de ser a preto a branco. O que não mudou foi o tom da narrativa, sempre divertida, irónica e até desconcertante. Para quem não conhece, as histórias do Nicolau giram à volta do quotidiano de uma criança de nove, dez anos. As brincadeiras na escola, as lutas, as embirrações com as miúdas e as contradições dos adultos são contadas em pequenos contos autónomos. As personagens repetem-se, alguns contextos também e por vezes as histórias remetem para “episódios” anteriores, mas a compreensão nunca sai prejudicada. O Balão do Menino Nicolau tem dez histórias. Coloridas.

O Balão do Menino Nicolau
Autor Goscinny
Tradutor Miguel Martins Rodrigues
Ilustrador Sempé
Editor Teorema
170 págs., 17 euros

O clássico da literatura infantil da autoria de Antoine de Saint-Exupéry é apresentado numa edição pop-up muito apelativa. As aguarelas do autor ganham uma nova alma e imprimem dinamismo e interactividade a uma obra muito lida em todo o mundo. O Principezinho — O Grande Livro Pop-up contém o texto integral do aviador francês, que o escreveu no exílio nos EUA. A sua frase mais emblemática e que mais ressoará na memória de quem o lê talvez seja a de que “o essencial é invisível aos olhos”. Mas os olhos vão gostar do que este livro tem para lhes mostrar.

O Principezinho — O Grande Livro Pop-up
Autor e ilustrador Antoine de Saint-Exupéry
Editora Editorial Presença
80 págs., 27,70 euros

Ora vejam.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>