Panteras das neves, lémures de Madagáscar, lagartos gigantes de Timor, iguanas, tartarugas, pássaros, insectos, cobras da Amazónia, crocodilos, entre outros animais, podem encontrar-se nesta quinta rodeada de árvores e jardins antigos. Um parque onde existe ainda uma estufa tropical com plantas e pássaros, uma quinta pedagógica, um parque de merendas e a Casa-Museu van-Zeller, uma construção do século XIX. Diariamente, há demonstrações de voos de aves de rapina, de répteis e de araras e papagaios. E nos meses de Dezembro e Janeiro o parque oferece 50 por cento de desconto a todos os visitantes.
Vila Nova de Gaia, Avintes (R. 5 de Outubro, 4503).
Tel.: 227878500, 3ª a dom das 10h às 17h (horário de Inverno).
Bilhetes de 5,50 a 8 euros (famílias: 21,50 euros/gratuito até aos 3). Desconto de 50 por cento até final de Janeiro
As obras de literatura para a infância que escolhemos para a mesma página foram estas:
Mais um livro trilingue (português, inglês, francês) das Edições Eterogémeas. Fala-nos do mar e começa assim: “O mar não sabe onde está mas todos sabemos onde o encontrar. Há muito, muito tempo, o mar andou onde as montanhas acabaram por ficar. Talvez, por isso, quem está longe do mar o possa ver. O que não é difícil de provar. Vamos ver?” E também mais um livro em que as palavras e as imagens se entrelaçam e dançam numa melodia feliz. As silhuetas recortadas por Gémeo Luís, ágeis e dinâmicas, ajudam o leitor, já conquistado pelo lirismo da narrativa, “a mergulhar” no livro. E na água. Uma simples gota de mar leva uma criança a explorar esse elemento sempre inspirador. Segundo Ana Margarida Ramos, Azul, Blue, Bleu “metaforiza muitas das dimensões do mar, sublinha o seu potencial mágico e onírico, a sua imaterialidade e profundidade enquanto explora as inúmeras e sugestivas potencialidades do tema”. Tem razão.
Azul, Blue, Bleu
Autor Eugénio Roda
Ilustrador Gémeo Luís
Editor Edições Eterogémeas
32 págs., 11 euros (10 euros online)
Para descobrir outros livros das Edições Eterogémeas, entre.
Percorrendo o alfabeto, José Jorge Letria percorre também o mundo. A cada letra seu país. E pergunta: “Onde gostarias mais de viver?” Começa com Austrália: “País quase continente/ do outro lado do mundo/ que seguro vai em frente/ sempre com o mar em fundo. (…)” Chegado à letra P, eis que surge Portugal: “ (…) Temos uma mesa de reis/ e uma história de grandeza, / mas baixamos a cabeça/ dando lugar à tristeza.” Para a letra em que não encontrou país, X, baptizou-o de Xislândia: “Vamos chamar-lhe Xislândia com unicórnios e fadas, entre dragões e duendes nas florestas encantadas.” O ilustrador Afonso Cruz deixa aqui parte da página em branco para que a criança imagine um país e o desenhe. Mas todos os outros estão representados de modo expressivo e imaginativo. Seja através das características físicas das figuras humanas, seja pelos traços distintivos da paisagem ou por símbolos reconhecíveis das diferentes nações. Uma boa volta ao mundo.
O Alfabeto dos Países
Autor José Jorge Letria
Ilustração Afonso Cruz
Editor Oficina do Livro
54 págs.,13,5 euros
Conheça o blogue do ilustrador. É este o caminho.