Natal no Palácio da Ajuda

Mais uma sugestão de espectáculos de Natal em destaque na página Crianças do Público de hoje. Quem a assina é Helena Melo, que todos os sábados empresta ao Letra pequena online as informações que recolhe.

Vários espaços do Palácio Nacional da Ajuda (em Lisboa) – o Museu, a Galeria D. Luís e uma tenda montada para o efeito – recebem este fim-de-semana o evento O Encanto do Natal, uma iniciativa do Ministério da Cultura que conta com teatro, música, animação, oficinas e exposições para toda a família. Hoje, há actuações do Quinteto de Metais da Metropolitana (14h30), Uma História para Um Presépio (das 15h às 19h), um espaço para a Cinemateca Júnior (das 16h30 às 20h), um pas-de-deux da Bela Adormecida pelos bailarinos Filipa Castro e Carlos Pinillo da Companhia Nacional de Bailado (15h) e um concerto com os Pequenos Violinos da Metropolitana (na foto, 18h30), entre outras actividades. Amanhã, há ainda leitura de poemas, teatro de marionetas, histórias sobre Bocage contadas às crianças e várias actuações musicais. A fechar, hoje e amanhã às 19h, espectáculo de rua musical e multimédia, Postal de Natal.

Lisboa Palácio Nacional da Ajuda (Calçada da Ajuda).
Tel.: 213614200
Hoje e amanhã das 14h às 20h. Gratuito

E eis, agora, a nossa contribuição para a página Crianças de hoje.

Três histórias reunidas num livro da colecção A Magia do Arco-Íris. Enquanto toda a gente andava entusiasmada com o Natal, o Génio do Gelo, despeitado, conseguiu forçar os duendes a roubar o trenó do Pai Natal. Com a noite da festa a aproximar-se, era preciso encontrar rapidamente maneira de o encontrar. Por isso, a Raquel e a Cristina (duas meninas mais ou menos comuns) foram de novo chamadas ao País das Fadas. Só elas poderiam conseguir recuperar os presentes de todos. Mas havia três embrulhos muito especiais para reaver, pois estavam destinados aos reis. E é bom não provocar o poder, mesmo em se tratando de ficção. Não se preocupe o leitor porque tudo acabará bem, ou não estivesse a Azevinho, a Fadazinha do Natal, mandatada para resolver o assunto. Registe-se, no entanto, que o malvado Génio do Gelo ficou um ano sem poderes mágicos. Para aprender.

Azevinho, a Fadazinha do Natal
Autor Daisy Meadows
Tradutor Maria Isabel de Mendonça Soares
Ilustrador Georgie Ripper
Editor Verbo
178 págs., 8,49 euros

Seis cabeças são as que se podem contar na casa de que fala este livro. “Cada uma a pensar nas suas coisas…” Mas, felizmente (pensa uma cabeça que está de fora), “de vez em quando todas a pensar no mesmo”. Dedos, podem contar-se 78, mais “20 dedinhos e 20 dedões… o que faz 118 unhas que a minha mãe corta todos os domingos”. A contabilidade passa depois para outros órgãos e partes do corpo, numa matemática bem-disposta e até surpreendente. “Cá em casa somos 1351 ossos nem sempre nas melhores condições.” A brincadeira entre os números, as palavras e as imagens interpela o leitor de uma forma muito viva, convidando-o a uma espécie de jogo. Apetece começar imediatamente a ver quantos pés, narizes, dentes e línguas há lá em casa. Não na deles, mas na nossa. Com os livros do Planeta Tangerina, fica-se sempre com a sensação de que quem está do outro lado das páginas se diverte a valer.

Cá em Casa Somos…
Autor Isabel Minhós Martins
Ilustrador Madalena Matoso
Editor Planeta Tangerina
28 págs., 12,50 euros

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>