Quebra-Nozes viaja pelo país

A escolha de Helena Melo na pág. Crianças do Público para estes dias é o clássico bailado Quebra-Nozes, que visitará algumas cidades do país. Letra pequena reproduz aqui o texto que saiu hoje na edição impressa sobre o espectáculo.

O Moscow Classical Ballet apresenta em Portugal o conto de Natal O Quebra-Nozes, obra-prima de Tchaikovsky (estreou-se em Dezembro de 1892 no teatro Mariinskii de São Petersburgo, com coreografia original de Lev Ivanov e libreto de Marius Petipa). Inspirado no livro O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos, de E.T.A. Hoffmann, conta a história de uma menina que sonha com um Príncipe Quebra-Nozes. Depois de Lisboa e Coimbra, o espectáculo segue para Castelo Branco (Teatro Avenida, dia 24), Leiria (Teatro José Lúcio da Silva, dia 26), Braga (Theatro Circo, dia 27), Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval, dia 28), Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculos, dia 29) e Porto (Coliseu, dia 30). Maiores de 3.

Lisboa Coliseu dos Recreios (R. das Portas de Santo Antão, 96)
Tel.: 213240585; Hoje às 17h e 21h30. Bilhetes de 27,50 a 35 euros
Coimbra Teatro Gil Vicente (Praça da República). Tel.: 239855636 Amanhã às 21h30. Bilhetes a 27,50 euros

Os livros que tiveram direito a “tempo de antena” na mesma página do P2 foram os que se seguem (o primeiro já tínhamos apresentado aqui, a propósito da presença de Gémeo Luís no Farol de Sonhos 2009).

Um livro trilingue (português, inglês, francês) que foi premiado (1.º lugar) na International Competition of Illustration Chioggia, em Veneza. Jogos de palavras e de sentidos que o autor Eugénio Roda pratica com grande agilidade e talento. Um exemplo: “Durante muito tempo pensou-se que a terra era redonda. Todos andaram redondamente enganados…” Outros: “Queres saber se a Terra é redonda?: observa um berlinde”; “queres saber se Terra se mexe?: brinca, joga”; “o que queres saber mais?: lê e conta esta história”. O facto de o livro ser em três línguas convida a reflectir sobre a criatividade e conhecimento que as traduções requerem, num exercício de interpretação muito interessante. As silhuetas que o ilustrador Gémeos Luís recorta suscitam novas leituras e ampliam o texto. São, também, plasticamente muito dinâmicas e sedutoras. No entanto, é preciso olhá-las com atenção e tempo. Vale a pena.

Berlinde, Bille, Marble
Autor Eugénio Roda
Versão em inglês Ana Saldanha
Versão em francês Anne Wermeille
Ilustrador Gémeo Luís
Editor Eterogémeas
28 págs., 10 euros

Os contos de Grimm são os contos de Grimm e Alice Vieira é Alice Vieira. Quando se juntam uns e outra, só pode sair coisa boa. Foi o que aconteceu nesta edição, “para meninos valentes”, em que a autora recriou cinco histórias: “Onde Está o Medo?”, “Os Sapatos Estragados”; “São José e as Três Irmãs”; “Os Três Irmãos”; “Os Doze Corvos”; “Onde Estão os Tolos deste Mundo?”. Embora “a moral” esteja em desuso, é sabido que no tempo dos manos Grimm não seria bem assim. E talvez não faça mal pôr os miúdos a pensar no bem e no mal. A editora, no entanto, preferiu escolher outra palavra, sugerindo ao leitor: “Diverte-te a ler e a descobrir a sabedoria que cada conto tem para te dar.” A ilustradora Carla Nazareth portou-se bem. Moral da história: o livro é bom.

Contos de Grimm para Meninos Valentes
Autor Alice Vieira
Ilustrador Carla Nazareth
Editor Oficina do Livro
50 págs., 13,50 euros

Mais sugestões para actividades com miúdos podem ser encontradas aqui.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>