Alguém roubou a Lua

… E logo agora que lhe descobrimos água. Na “zona escura”, dizem os jornais. (Fazem bem em evitar a expressão “face oculta”. Podiam confundir os leitores.)

Na verdade, o roubo de que Letra pequena online quer falar aconteceu há mais tempo. E foi da responsabilidade de um lobo-criança. Ora escutem:

O lobo mais pequeno da alcateia, Kipa, queria ser igual aos maiores. Em tudo, mas especialmente na forma de uivar. Estava a chegar o momento da lua cheia e todos uivariam “para celebrar o nascimento das suas crias”, mas da boca do lobito saíam apenas uns pequenos sons: “Au…! Au…! Au…!” Para ir treinando, foi até à montanha, mas inspirou ar de tal forma que engoliu a Lua.
O resto é preciso ser lido e visto, em mais uma bela edição da OQO, cuja história é aconselhada a crianças dos três aos sete anos. Afinal, é de crescimento que aqui se fala, por isso alguém avisará Kipa de que precisará de tempo para alcançar certas capacidades. “Quando fores capaz de caçar uma lebre, conseguires partir um osso com as tuas mandíbulas e os teus dentes forem fortes como as pedras de montanha, nesse dia saberás uivar.” Até lá, o melhor é ir aproveitando o que cada etapa tem para oferecer. Certos de que é sempre possível erguer a cabeça e olhar a Lua.

Quem Roubou a Lua?
Autor Mario Catelli
Tradutor Dora Batalim Sottomayor
Ilustrador Madalena Matoso
Editor OQO Editora
36 págs., 11,90 euros

(Texto divulgado na edição de sábado, 14-11-09, do Público, na página Crianças.)

A editora OQO online (de onde “surripiámos” estas imagens da talentosa Madalena Matoso) divulga o livro assim.

Um comentário a Alguém roubou a Lua

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>