Directamente de Berlim

Há 20 anos partiu-se um muro que partiu uma cidade. Foi dessa cidade, Berlim, já sem muro (e ainda bem), que nos chegou há uns dias este livrinho. Como Letra pequena online estudou alemão (pouco) há muito, não compreendeu toda a história em pormenor. Mas vai deixar aqui o essencial.

(Há uma tradução em inglês, Prince Franz totally in love, mas preferimos fazer este exercício de memória.)

Prinz Franz Total Verliebt (de Angelika Glitz e Annette Swoboda, Thienemann) parece ser uma versão da Cinderela, mas para ovelhas, sem sapatinho e “ao contrário”. Explicando: o príncipe anuncia que procura princesa para casar. Há quatro candidatas muito bonitas, mas, como o príncipe vê mal e não quer andar com óculos, nem repara nas beldades.

Vai então apaixonar-se por Gerda, a menos atraente, mas cuja gargalhada e bom humor conquistam o coração de Franz. Ciumentas, as quatro candidatas fazem tudo para se tornar feias e assim se parecerem com a eleita. (Irónico, não?)

Já de óculos postos, Franz continuou apaixonado por Gerda. O final da história diz mais ou menos isto: “Franz e Gerda, depois de muitos anos, continuam felizes sendo como são.”

O título poderia ser qualquer coisa como: Príncipe Franz Completamente/Perdidamente Apaixonado (o tradutor online sugeria Prinz Franz Totalmente no Amor, mas não gostámos).

Venha conhecer melhor a ilustradora Annette Swoboda e o livro. Entre.

(Obrigada, Rui.)

Um comentário a Directamente de Berlim

  1. Concordo que "Príncipe totalmente apaixonado" é muito melhor do que a sugestão do tradutor online. Também ficaria bem: "Príncipe Franz Perdido de Amores" porque a ideia no alemão é fazer parecer que se trata de um apelido. Quero também acrescentar que o original está em versos rimados, aspecto que deveria ser respeitado na tradução para acentuar a musicalidade do texto. Se houver intenção (e editora) de traduzir o texto, posso contribuir para o projecto. Sou docente de tradução alemão/português e tenho estudantes (de mestrado) bem qualificados que teriam interesse em colaborar. Um abraço e muitos parabéns pelo blogue.

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>