Dickens na Barraca

Helena Melo destaca no Público de hoje a peça de teatro Conto de Natal.

A Companhia da Esquina estreia Conto de Natal, baseado na obra de Charles Dickens. Um musical que conta a história do avarento Scrooge, personagem que recusa a tradição e põe em causa o ideal do Natal. Na companhia da pulga Pickles, os espectadores acompanham a viagem que Scrooge realiza quando é confrontado por três espíritos natalícios que o tentam redimir dos erros do seu passado. Encenação de Jorge Gomes Ribeiro. No elenco, Nuno Bernardo, Pedro Martinho, Quimbé, Rita Fernandes, Ruben Santos, Sónia Neves e Sérgio Moura Afonso. Dos 4 aos 12.

Lisboa Teatro Cinearte – A Barraca (Largo de Santos, 2).
Tel.: 218885093/912916231
Sáb. às 15h30. Dom. às 11h.
Sessões para escolas durante a semana.
Até 20 de Dezembro. Bilhetes a 7,50 e 10 euros

Os livros que se seguem também foram divulgados hoje na página Crianças do Público. De Armando Quintero (texto) e André Letria (ilustrações) – OQO Editora.

Pequenos livros cartonados, próprios para mãos mais ou menos desajeitadas de criança, contam histórias sobre caracóis. “O caracol suspirava: — Sou um pobre caracol escuro e sem brilho! Nesse instante, apareceu a Caracola: — O que se passa, Caracol? — É que sou feio, muito feio! — Pois para mim não és — disse a Caracola.” Citação retirada do título Caracol e Caracola, um dos cinco livros reunidos numa caixa amarela. São curtos episódios independentes mas que estão relacionados, com personagens que regressam nos livros seguintes, como o gato Marujo ou a pomba sem nome.

Destinada a pré-leitores, a colecção NanOQOs quer oferecer “a possibilidade de familiarização com a letra impressa à criança, antes de iniciar formalmente os processos da leitura e da escrita, combinando prazer e entretenimento”. Os temas são apropriados para as idades mais baixas: a amizade, a descoberta do mundo e a contemplação da natureza.

Através deles e das narrativas (literária e visual) competentes que as exploram, os miúdos começam a experimentar a surpresa ou a antecipação/confirmação na leitura. Um exercício que conduz a longo prazo à competência leitora e literária. Com as imagens de André Letria, a fruição estética está garantida. Que Susto! e Caracol e Formiga completam a colecção.

Caracóis
Autor Armando Quintero
Ilustrador André Letria
Editor OQO Editora
7 euros cada livro (35 euros, caixa com 5 títulos)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>