Helena Melo destaca na página Crianças do Público de hoje um espectáculo no Politeama, em Lisboa.
Estreia-se neste fim-de-semana o novo musical de Filipe La Féria, a partir do livro de Frank L. Baum. O Feiticeiro de Oz conta a viagem de Dorothy (imortalizada no cinema por Judy Garland) e do seu cão Totó, pela Estrada dos Tijolos Amarelos, em direcção à cidade onde vive o mágico de Oz. Pelo caminho, encontram um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e um leão sem coragem… No elenco, Cátia Garcia, David Ventura, Ruben Madureira, Arménio Pimenta, Carla Janeiro, entre outros. Maiores de 3.
Lisboa Teatro Politeama (R. das Portas de Santo Antão).
Tel.: 213245526 Amanhã e dias 17 e 18 de Outubro às 15h.
Novas datas a anunciar.
2ª a 6ª às 11h e 14h (escolas). Bilhetes de 7,50 a 12 euros
Hoje, Letra pequena online não consegue levar o leitor/visitante até ao PDF da página do Público para que consulte as restantes sugestões. No entanto, reproduz aqui os textos que lá escreveu na coluna Livros sobre a A Surpresa de Handa e Quanto Pesa Um Quilograma?

Num cenário africano, muito colorido, conta-se a história de uma menina que quer fazer uma surpresa a outra. Handa enche um cesto de frutas e põe-se a caminho da aldeia da amiga, enquanto vai pensando em qual será o fruto preferido de Akeyo. Durante o percurso, o leitor é informado da forma e da cor das sete frutas que estão no cesto, transportado à cabeça: banana (“amarelinha e macia”), goiaba (“de cheiro doce”), laranja (“redonda e sumarenta”), manga (“vermelha e madurinha”), ananás (“de folhas aguçadas”), abacate (“verde e macio”) e maracujá (“roxo e cheiroso”). O insólito e divertido desta história está no facto de Handa chegar junto da amiga sem qualquer uma destas frutas. E ainda bem. É que Akeyo, afinal, gosta mesmo é de tangerinas. Para saber como o cesto se encheu desses citrinos cor de laranja, é preciso ler/ver o livro. Uma surpresa.
A Surpresa de Handa Autor e ilustrador: Eileen Browne; tradutor José Oliveira; editor: Editorial Caminho;
32 págs., 5,90 euros
32 págs., 5,90 euros
Já é o sexto título da colecção Mundo de Histórias, que conta com O H Perdeu Uma Perna, Para Que Serve o Zero?, Onde Está o Mi?, Onde Acaba o Arco-Íris? e Como Passa o Tempo? Neste, fala-se de peso. Com ironia e ciência, tanto no texto como na ilustração. Duas vacas decidem perder uns quilos, não por questões estéticas mas de saúde e bem-estar. Uma está mais convencida dessa necessidade que a outra. “Eu cá sinto-me muito pesada”, diz a Fran. “Eu sinto-me leve como uma pena!”, pensa Plotina, que só tem 495 quilogramas (kg)! Tudo isto serve de pretexto para que se vá ensinando as unidades de medida de peso. Do grama à tonelada. No final, como sempre acontece nestes livros de Ana Vicente e Madalena Matoso, há uma partitura. Com peso a mais ou a menos, todos os leitores podem cantar. E comer legumes.
Quanto Pesa Um Quilograma? Autor: Ana Vicente; ilustrador Madalena Matoso; editor Oficina do Livro; 32 págs., 11 euros