Em papel

Porque hoje começa oficialmente o período escolar (ainda que em muitos estabelecimentos de ensino as aulas só arranquem para a semana), fomos recuperar um texto divulgado na Pública de 9 de Setembro de 2001, na rubrica Miúdos.
Na altura, centrámo-nos no primeiro dia de aulas das crianças do 1.º ano do 1.º ciclo. Por isso, o título escolhido foi: Chegou a escola a sério. (Felizmente que na altura ainda não tinha aparecido a irritante expressão “à séria”. Mas Letra pequena online está certa de que não a usaria.)

O texto é um pouco longo, mas o leitor/visitante não tem de o ler todo (na verdade, nem tem de o ler…). A ilustração que o acompanhava era a que aqui se reproduz, assinada por Cristina Sampaio. Oito anos mais tarde, fomos buscá-la aqui.
Che­gou a es­co­la a sério

Tex­to Ri­ta Pi­men­ta Ilus­tra­ção Cris­ti­na Sam­paio

Num ápi­ce, o miú­do al­can­çou a ida­de de en­trar na es­co­la a sé­rio. “Pa­re­ce men­ti­ra!”, sen­tem os adul­tos que o acom­pa­nham. Mas é ver­da­de. É tem­po de in­gres­sar no 1.º ci­clo do en­si­no bá­si­co – a “es­co­la pri­má­ria”, co­mo qua­se to­dos ain­da lhe cha­ma­mos. Acal­me-se e não es­go­te a sua preo­cu­pa­ção ape­nas no pri­mei­ro dia. Vai fa­zer fal­ta ao lon­go do ano. Me­lhor, dos pró­xi­mos anos.

O pri­mei­ro dia de au­las de uma tur­ma do 1.º ci­clo do en­si­no bá­si­co (a es­co­la pri­má­ria) é úni­co e in­con­fun­dí­vel. Jun­ta-se os pais e os miú­dos na sa­la, as crian­ças ocu­pam os lu­ga­res que qui­se­rem, mas ra­ra­men­te são as po­si­ções de­fi­ni­ti­vas. É que os adul­tos es­tão por ali e aca­bam sem­pre por “su­ge­rir” on­de eles se de­vem sen­tar.

“Nes­se dia, os pais es­tão ner­vo­sís­si­mos e os miú­dos an­sio­sos por abrir as mo­chi­las no­vas, ti­rar os ca­der­nos, os lá­pis, as bor­ra­chas e co­me­çar a uti­li­zar tu­do”, con­ta Ai­da Gra­ça, pro­fes­so­ra des­te ní­vel de en­si­no, a lec­cio­nar na Es­co­la N.º1 de Pal­me­la.
São mais os adul­tos a cho­rar (ou à bei­ra de o fa­zer) do que os miú­dos. Se uns não sa­bem on­de pôr as mãos, ou­tros mas­sa­cram as crian­ças com mil con­se­lhos e in­di­ca­ções. Ou­vem-se ri­sos ner­vo­sos e avi­sos de úl­ti­ma hora.

Se é le­gí­ti­ma e até de­se­já­vel a preo­cu­pa­ção dos adul­tos nes­te mo­men­to da vi­da das crian­ças, con­ve­nien­te se­ria não a es­go­tar por ago­ra. É que ao lon­go do ano os miú­dos vão pre­ci­sar de ser aju­da­dos em ca­sa e há que ir às reu­niões com o do­cen­te pa­ra acom­pa­nhar as di­fi­cul­da­des e fa­cul­da­des da crian­ça. Tor­na-se co­mum, de­pois de uma gran­de an­sie­da­de ini­cial, os pais “des­can­sa­rem” so­bre o as­sunto.

Mui­tas per­gun­tas são fei­tas no pri­mei­ro con­tac­to com a pro­fes­so­ra, o que é na­tu­ral, mas não con­vém pro­lon­gar o tem­po de per­ma­nên­cia dos pais nes­te con­tex­to, não só por­que as crian­ças fi­cam abor­re­ci­das com a con­ver­sa, co­mo têm ten­dên­cia pa­ra se com­por­tar pior na pre­sen­ça de­les.
Ai­da Gra­ça su­ge­re que os fa­mi­lia­res dos miú­dos re­ser­vem to­das as dú­vi­das e apreen­sões pa­ra os en­con­tros des­ti­na­dos ex­clu­si­va­men­te aos pais. As ques­tões de or­dem prá­ti­ca (ca­len­dá­rio, ho­rá­rio, ma­te­rial, etc.) po­dem per­fei­ta­men­te ser es­cla­re­ci­das nas reu­niões em gru­po. Já os pro­ble­mas de or­dem pes­soal ou fa­mi­liar de­vem ser pre­fe­ren­cial­men­te tra­ta­dos no es­pa­ço re­ser­va­do pa­ra o con­tac­to pri­va­do com ca­da fa­mí­lia.

Dar a co­nhe­cer ao gran­de gru­po as par­ti­cu­la­ri­da­des de um agre­ga­do não é acon­se­lhá­vel, em­bo­ra por ve­zes os pais não o con­si­gam evi­tar. Nes­ses ca­sos, há sem­pre o ris­co de se cria­rem re­fe­rên­cias ne­ga­ti­vas por par­te das ou­tras fa­mí­lias e é na­tu­ral que es­sa in­for­ma­ção aca­be por che­gar aos miú­dos, po­den­do con­di­cio­nar/pre­ju­di­car a re­la­ção en­tre os alu­nos.

É fun­da­men­tal os pais vi­si­ta­rem a es­co­la amiú­de e en­con­tra­rem-se re­gu­lar­men­te com os pro­fes­so­res. E, pa­ra es­ses en­con­tros, Ai­da Gra­ça ape­la à sin­ce­ri­da­de dos adul­tos: “Há uma ten­dên­cia pa­ra os pais pen­sa­rem que es­ta­mos a exa­ge­rar quan­do lhes fa­la­mos dos fi­lhos — pa­ra o bem e pa­ra o mal. Se di­ze­mos que qual­quer coi­sa cor­reu mal, pen­sam que não foi bem as­sim. Se con­ta­mos co­mo tu­do cor­reu lin­da­men­te, des­con­fiam que gos­ta­mos de­ma­sia­do dos seus fi­lhos (ou por­que têm olhos ver­des ou um ca­be­lo mui­to bo­ni­to…). Por ve­zes, tor­na-se di­fí­cil co­mu­ni­car.”
Co­mo vê, o me­lhor é ser ver­da­dei­ro e acre­di­tar na sin­ce­ri­da­de dos pro­fes­so­res. Tu­do a bem dos miú­dos.

A pro­fes­so­ra con­ta co­mo ela pró­pria fi­ca to­da ner­vo­sa de ca­da vez que co­me­çam as au­las e co­mo com­pra ma­te­rial no­vo, pron­to a es­trear. E é bom lem­brar que tam­bém os pro­fes­so­res têm fa­mí­lia. Nes­te ca­so, é Faus­to San­tos quem “atu­ra” a an­sie­da­de de Ai­da, que, tal co­mo as crian­ças, na noi­te an­te­rior à pri­mei­ra au­la não con­se­gue dor­mir. Du­ran­te uns dias tor­na-se uma pes­soa um “bo­ca­di­nho di­fí­cil”, ad­mite.

O lei­tor, pe­la sua par­te, de­ve es­tar pre­pa­ra­do pa­ra nos pri­mei­ros tem­pos ver com­ple­ta­men­te “es­bor­ra­ta­dos” os tais ca­der­nos to­dos bo­ni­ti­nhos que com­prou pa­ra o pe­que­no. Nin­guém apren­de lo­go a es­cre­ver tu­do mui­to di­rei­ti­nho e lim­pi­nho. Se fi­zer um es­for­ço de me­mo­ri­za­ção, com cer­te­za irá lem­brar-se do es­ta­do em que fi­ca­vam os seus ca­der­nos sem­pre que apa­ga­va as coi­sas mal fei­tas. Mui­tas ve­zes, de tan­to apa­gar, aca­ba­va por fa­zer um bu­ra­co na fo­lha, não é ver­da­de?

Não se ir­ri­te com a crian­ça por ela su­jar os ma­te­riais nem por es­cre­ver tu­do tor­to. En­co­ra­je-a an­tes a fa­zer as coi­sas ca­da vez me­lhor. E apro­vei­te o mes­mo con­se­lho pa­ra si.

Nas­cer no mês er­rado

Fran­cis­ca es­ta­va an­sio­sa por in­gres­sar na “es­co­la pri­má­ria”, mas o ca­len­dá­rio traiu-a. Co­mo as au­las co­me­ça­vam em Se­tem­bro e ela só com­ple­ta­va seis anos no mês de Ja­nei­ro de 2000, te­ve de es­pe­rar pe­lo ano lec­ti­vo se­guin­te. Ver par­tir os ami­gui­nhos e per­ma­ne­cer na pré-pri­má­ria foi di­fí­cil pa­ra es­ta me­ni­na, que tem ago­ra se­te anos.

Fran­cis­ca Ar­bués Mo­rei­ra ex­pli­ca co­mo es­ta­va ner­vo­sa quan­do, fi­nal­men­te, che­gou o pri­mei­ro dia de es­co­la a sé­rio. “Ti­nha me­do que me per­gun­tas­sem coi­sas e eu não sou­bes­se na­da. Es­ta­va mui­to ner­vo­sa”, con­ta, en­tre dois mer­gu­lhos, al­gu­res nu­ma pis­ci­na per­to da Lou­sã. “De­pois, já não ti­ve me­do. Acho é que apren­di pou­cas coi­sas. Foi mui­to pou­co tem­po de es­co­la, eu que­ria mais. Tu não?

Or­gu­lho­sa por ter tran­si­ta­do pa­ra o ano se­guin­te, de­se­ja avi­da­men­te o rei­ní­cio das au­las: “Es­te ano é que vai ser di­fí­cil, vou apren­der mui­to mais.”
Pau­la Ar­bués Mo­rei­ra, mãe de Fran­cis­ca, atri­bui es­ta ideia de fa­ci­li­da­de do pri­mei­ro ano ao fac­to de a miú­da ter vi­vi­do uma lon­ga es­pe­ra pe­la en­tra­da na es­co­la e, por con­se­guin­te, ter cria­do uma ex­pec­ta­ti­va imen­sa. “Co­mo te­ve mui­to tem­po pa­ra ima­gi­nar o que se iria pas­sar, con­ce­beu um ní­vel de exi­gên­cia que não cor­res­pon­dia ao ver­da­dei­ro.”

A fre­quen­tar a Es­co­la Bá­si­ca N.º3 de Car­ca­ve­los (lo­cal­men­te co­nhe­ci­da co­mo “Es­co­la da Car­ta­xei­ra”), a me­ni­na pa­re­ce já ter ul­tra­pas­sa­do aque­la tris­te­za de quem foi obri­ga­da a “fi­car pa­ra trás”. Quer a fa­mí­lia quer a pro­fes­so­ra con­tri­buí­ram a que as­sim fosse.

Ao tri­gé­si­mo quar­to mer­gu­lho, quan­do os adul­tos já ti­nham de­sis­ti­do e até o sol pe­dia des­can­so, nin­guém ou­sa­ria du­vi­dar da sua de­ter­mi­na­ção e va­len­tia. Boa sor­te, Fran­cisca!


Pública, 09-09-2001

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