Cravos e crianças

Para contar às crianças a história do 25 de Abril de 1974, há vários bons livros. Hoje damos a conhecer um deles, editado no ano passado e da autoria de Matilde Rosa Araújo e João Fazenda.

Sobre ele se escreveu o pequeno texto que se segue (edição do Público de 26 de Abril de 2008).

Matilde Rosa Araújo cria um poema sobre a Revolução dos Cravos sem nunca a nomear explicitamente. Centra-se antes na vida de uma flor vermelha e num dia em que “o Sol apareceu de madrugada”. “E veio de madrugada misturado com música tão mansa que as sombras se haviam esquecido de tapar a flor.” Virá a ser colhida por uma criança para a oferecer à mãe. E esta irá levá-la pela mão para ver “os milhões de irmãos” da flor que recebera. “Nas ruas havia flores vermelhas por toda a parte. No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas. Não era uma guerra nem uma festa. Era o mundo de coração aberto.” Ilustrado com o talento de João de Fazenda, História de Uma Flor é um belo livro — sobre uma bela história.

História de Uma Flor
Autor: Matilde Rosa Araújo
Ilustrador: João Fazenda
Editor: Caminho
32 págs., 9,99 euros

Um comentário a Cravos e crianças

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>