Começa hoje em Bolonha (Itália) a mais importante feira internacional de livros infantis e juvenis (é a 46.ª edição, termina no dia 26 e o país convidado é a Coreia). Portugal está representado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, cujo stand apresenta uma selecção de títulos de escritores e ilustradores portugueses publicados em 2008/2009.
Um novo número de Portuguese Children’s Books divulgará (em língua inglesa) informação sobre livros portugueses para a infância. Pode ser visto aqui. Cristina Valadas foi uma das seleccionadas entre 2700 concorrentes, pelo que integra a Exposição de Ilustradores. São trabalhos de 80 artistas escolhidos por um júri internacional. Houve também uma presença portuguesa entre os jurados: Eduardo Filipe (Ilustrarte).
Para visitar (virtualmente) a feira, este é o caminho.
Letra pequena online recordou há pouco tempo o trabalho de Cristina Valadas. Aqui ao lado (rubrica Em papel), pode espreitar o que se escreveu quando a artista plástica venceu o Prémio Nacional de Ilustração com o livro O Rapaz Que Sabia Acordar a Primavera (edições Asa).
Gostávamos de estar de novo em Itália (o ambiente da feira é adorável), mas não somos dados a lamentos. Sabemos que estão lá muitos autores de blogues portugueses com interesses semelhantes aos nossos e que certamente irão partilhar connosco o essencial quando regressarem. Casos de O Jardim Assombrado e Planeta Tangerina, entre outros.