Como prometido, Letra pequena online traz aqui mais dois títulos sobre educação sexual.
O Que É Um Homem Sexual? (Edições Eterogémeas) e Guia da Vida Sexual da Malta Nova (Edições ASA).
Assim se apresenta O Que É Um Homem Sexual? (pergunta de uma criança à sua professora, querendo ela dizer “homossexual”).
“Este livro é para ler nas entrelinhas, para oferecer as primeiras palavras a uma conversa, para descongelar o medo de falar disto e daquilo. É para ser lido em família, à lareira, no jardim, ao adormecer. Pelos maiores e pelos mais pequenos, é para brincar e aprender a ler outros livros, é uma pequena quantidade de matéria-prima para uma primeira conversa e para todas as que se seguirem, é uma agenda para fazer anotações.
Não é um manual mas pode estar sempre à mão, é para oferecer tempo, se ele for escasso para conversar.”
Gostava que me dissesse
se, por acaso, tem mal
um homem ou um rapaz
ser “homem sexual”.
Resposta:
Uma pessoa qualquer,
sem saber como aconteceu,
ama muito uma pessoa
do mesmo sexo que o seu.
Se alguém se apaixona
por outra pessoa diferente
é heterossexual
e ama muito, igualmente.
O texto é de Ilda Taborda e as ilustrações de Gémeo Luís.
Ao contrário do anterior, este livro pretende mesmo ser um guia, pelo que está organizado segundo as perguntas mais frequentes da pré-adolescência.
Tem uma linguagem divertida e desenhos descontraídos. O seu prefácio começa assim: “É bué importante sabermos tudo sobre sexualidade… como é que damos beijos com a língua? (…) Se uma mulher grávida comer espinafres, o seu bebé também os come?”
O texto do Guia da Vida Sexual da Malta Nova é de Hélène Bruller, a tradução de Helena Sousa Pereira e as ilustrações de Zep. A editora sugere que a obra se dirija a idades entre os 9 e os 13 anos.
A escolha entre livros mais ou menos explícitos ou mais ou menos divertidos deve ter em conta o perfil de cada criança. Se para algumas o humor é a melhor forma de captar a atenção, outras consideram essa abordagem “apatetada” e portanto rejeitam-na. Cabe ao adulto aperceber-se de qual o tipo de livro mais adequado à criança que tem a cargo. E depois conversar.
Bravo!