Daqui a poucos dias (12 de Fevereiro), contam-se 200 anos sobre o nascimento de Darwin. Daqui a muitos dias (24 de Novembro), assinalam-se os 150 anos da primeira edição de A Origem das Espécies.
Motivos não faltaram portanto a José Jorge Letria (sempre atento a efemérides e tendências) para criar uma obra sobre o assunto.
Henriqueta, A Tartaruga de Darwin (Texto Editores) surge então neste contexto.
Será pela voz de Henriqueta, tartaruga centenária das ilhas Galápagos, que os pequenos ficarão a conhecer a vida do mais famoso naturalista inglês, Charles Darwin, e as dificuldades que enfrentou para expor/impor (contracorrente) uma nova forma de olhar a evolução das espécies.
O livro é ilustrado por Afonso Cruz e os seus trabalhos podem ser vistos aqui.
Esta é a capa do livro. O que é pena, pois havia imagens (lá dentro) que convidavam com mais eficácia a que a obra fosse aberta e lida.
Com todas as reservas que a Wikipédia pode suscitar, fique a saber algo mais sobre José Jorge Letria na enciclopédia virtual. Faça o favor de nos seguir.
Uma possibilidade (entre outras) de ler sobre o que investigou e viveu Charles Darwin está, em inglês, neste endereço.
Um blogue cada vez mais interessante e, como já disse, generoso e criativo ao divulgar livros para as crianças, que são, por sua vez, o nosso maior tesouro. Parabéns, Rita. Se não existisses, teríamos que inventar-te. Fazes falta ao mundo, porque fazes o mundo melhor.
Hummm… Concordo com a pobreza da capa. Há certamente lá dentro ilustrações fantásticas que convidavam à “entrada”.