Formar Leitores para Ler o Mundo foi a expressiva e feliz designação que a Casa da Leitura escolheu para um encontro internacional cheio de convidados importantes e interessantes. Só no painel de abertura, Literatura para a Infância e Formação de Leitores, a sabedoria e experiência dos oradores mereceriam a ida ao congresso. São eles Peter Hunt (Universidade de Cardiff, Reino Unido), Lawrence Sipe (Univ. da Pensilvânia, EUA), Maria Nikolajeva (Univ. de Estocolmo, Suécia), Sandra Lee Beckett (Univ. de Brock, Canadá). A moderar, estará José António Gomes (Escola Superior de Educação do Porto). Pode adiantar-se que António Prole estava atarefado e entusiasmado. (Ao pretendermos, neste momento, ir “buscar” o link do programa completo à
Na quinta e sexta-feira da próxima semana (dias 22 e 23), vão juntar-se na Gulbenkian (Lisboa) muitos especialistas em assuntos que interessam a quem está desse lado do ecrã e a quem vai estando por aqui.
António Prole, da organização, falou connosco sobre os objectivos e a natureza do encontro, mas, para criar suspense, só o divulgaremos no primeiro dia dos trabalhos nas páginas do Público (estamos a precisar de vender jornais…). Na verdade, o contacto foi feito para uma notícia a ser editada no P2 e os compromissos devem ser respeitados.
Ainda assim, não deixe de espreitar o programa. Está aqui. Letra pequena online depois conta-lhe como foi.
(Ops!, mas também não nos inscrevemos, será que nos deixam entrar?)