O vulcão dos assombros

Foto de Manuel RobertoDepois da baleia, achávamos que o Faial já não tinha grandes hipóteses para nos surpreender. Mas, entendemos melhor agora, os Açores são um punhado de ilhas mágicas e quando menos esperamos levamos com mais e mais imagens de assombro.

Fazemo-nos à estrada para os Capelinhos já o dia está a cair. O Centro de Interpretação, inaugurado em 2008, tem as portas fechadas, mas isso até traz vantagens: à luz do final de tarde, esta paisagem inóspita, lunar, fantasmagórica até, ganha uma aura ainda mais forte. Não fossem as juras de amor com vista para o mar de Carlos e Joana e seríamos nós e o vulcão.

Foto de Manuel RobertoFoto de Manuel RobertoEstamos na ponta ocidental da ilha, na freguesia do Capelo, e foi aqui que, em 1957, a 27 de Setembro, “um novo vulcão nasceu no mar, o vulcão dos Capelinhos”, conforme se lê no site do Siaram, organismo da Direcção Regional do Ambiente dos Açores. Depois disso, foram 13 meses de erupções, que originaram um aumento de 2,5km2 na área total da ilha. A crise sísmica subsequente à erupção vulcânica e as cinzas e materiais projectados destruíram quase tudo no Capelo e na Praia do Norte. Não houve, contudo, vítimas mortais, mas terá sido a partir daqui que mais se intensificou a emigração açoriana para os Estados Unidos e Canadá.

Estamos, então, a pisar chão muito recente. Praticamente não há vegetação. O farol que aqui permanece marca o ponto onde antes da erupção terminava terra firme. Em volta, geologicamente falando, é tudo novo. E de uma beleza virgem e aterradora.

Caminhamos, sem pressas, de volta à carrinha do senhor Braia, que nos guia pelos caminhos do Faial. E assim vamos, ainda atordoados pelas imagens de postal que levamos do vulcão.
Amor nos Capelinhos - Foto de Manuel Roberto

 

 

Esta entrada foi publicada em Açores, Portugal com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2016/04/20/o-vulcao-dos-assombros/" title="Endereço para O vulcão dos assombros" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>