Sol e passeio em Casablanca

Casablanca, foto de Miguel Manso

Casablanca, foto de Miguel MansoDomingo à tarde e faz sol em Casablanca. O que fazem os marroquinos? Vão para a rua e aproveitam.

A cidade podia estar na Europa, não fosse um certo je ne sais quoi que grita algo diferente. Mas de forma subtil, como um véu que cobre os cabelos das mulheres ou o facto de nenhum peão respeitar um semáforo.

Casablanca é grande e quer crescer ainda mais. Há muitas obras, projectos urbanísticos (turísticos ou não) a desenvolverem-se, velhos edifícios dos anos 1940, desenhados pelos franceses, que parecem escondidos à vista de todos, templos das mais diversas religiões.

Casablanca, foto de Miguel MansoMas tem também vários jardins, uma marginal longa, uma mesquita de sonho e, em todos estes sítios, os marroquinos enchem bancos e muros, aproveitando o descanso e o sol. Os turistas parecem ter ficado quase todos em Marraquexe, por isso Casablanca parece mais autêntica, mais real. Pode não ter o encanto da velha cidade imperial e a vida aqui pode correr mais depressa, mas os habitantes têm tempo para parar e apreciar o sol. E não pedem moedas quando lhe tiram uma fotografia.

Patrícia Carvalho (texto), Miguel Manso (fotos). A Fugas viaja a convite da TAP e do Turismo de Marrocos

Esta entrada foi publicada em Marrocos, Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2016/02/22/sol-e-passeio-em-casablanca/" title="Endereço para Sol e passeio em Casablanca" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>