Chegamos a Vanuatu, um arquipélago em forma de Y perdido no meio do Pacífico, sem grandes planos. Foi Janelle, a diligente gerente da Travellers Budget Motel onde nos instaláramos em Port Vila, que nos sugeriu: “porque não vão passar uns dias a casa de Albert, em Lelepa?”.
Nunca tínhamos ouvido falar de Lelepa e não fazíamos ideia sobre o que nos estava a propor. Mas, vivendo em casa de Albert Solomon, poderíamos experimentar a verdadeira vida de aldeia de uma família de Vanuatu.
Ficaríamos na sua casa, partilharíamos as refeições, poderíamos vivenciar o dia-a-dia de uma comunidade que subsiste basicamente com o que a Natureza lhes oferece. Sem luxos, mas com muita boa vontade. Ah! E haveria muitas crianças na casa e na aldeia de Albert. A proposta era irresistível… {ler mais}
___
Siga na revista Fugas os resumos semanais da viagem em família de Filipe Morato Gomes (jornalista e fotógrafo de viagens, editor do site Alma de Viajante), Luísa Pinto (jornalista) e da filha, Inês (a Pikitim, pequena grande viajante de cinco anos). A viagem começou em Janeiro e o trio continua a dar a volta ao mundo. Publicam semanalmente na Fugas um artigo e actualizam diariamente — com textos, fotos e vídeos o Diário da Pikitim (Site | Facebook | Twitter)