Amazónia: A selva somos nós

O “povo das águas”. Assim cha­mam aos cabo­clos, habi­tan­tes ori­gi­nais da Ama­zó­nia, do rio Ama­zo­nas e res­pec­ti­vos aflu­en­tes, des­cen­den­tes de índios e de bran­cos. Percebe-se porquê.

A esta­ção das chu­vas ainda não aca­bou e a região já enfrenta, muito por causa do aque­ci­mento glo­bal, uma das pio­res cheias dos últi­mos 20 anos. Tudo indica que irá ultra­pas­sar os núme­ros his­tó­ri­cos de 2009. Manaus já decre­tou situ­a­ção de emergência.

Per­cor­re­mos o Rio Negro na canoa Pira­rucú – que, a pro­pó­sito, é o nome de um peixe típico, ape­li­dado até de baca­lhau da Ama­zó­nia.- e à super­fí­cie esprei­tam ape­nas as copas das gigan­tes­cas árvo­res. Debaixo, dez metros de água; vinte e nove nou­tras regiões da bacia hidro­grá­fica do Ama­zo­nas. As pala­fi­tas pare­cem sus­pen­sas. À esquerda, um cená­rio sur­real: uma vaca insu­lar, iso­lada nuns pou­cos metros de madeira que ainda não estão submersos.

Do outro lado do Atlân­tico, deita-se as mãos à cabeça com um cano reben­tado. Aqui não. Há que “dar um jeito”, não há outra maneira. Subir os elec­tro­do­més­ti­cos, arran­jar um novo chão, até por­que mais difí­cil é per­cor­rer qui­ló­me­tros sem água, a pé, na época das secas. Constroem-se novos pas­sa­di­ços de madeira, do pé para a mão, nem que seja todos os dias.

É assim no Ariaú, com­plexo turís­tico ide­a­li­zado por Jac­ques Cos­teau, loca­li­zado a 60 qui­ló­me­tros de Manaus, na mar­gem direita do Rio Negro. Sim, a água ame­aça a recep­ção — e depois? Em 2009, Lídia atra­ves­sava a loja de recor­da­ções de canoa. Os turis­tas pediam uma t-shirt, um porta-chaves, e lá ia ela, dando às pás, uma de cada vez, dos pos­tais para a máquina regis­ta­dora, dos cola­res para a porta. E ven­dia. Muito. “Virou fenó­meno. A Veneza do Brasil!” Caboclo só vive assim. A canoa presa à casa é um jacto. A selva é lá fora, a cidade, dizem-nos. Lá é que há soli­dão. E nós acre­di­ta­mos, mesmo quando toma­mos banho a tro­car olha­res com um sapo.

___

Amanda Ribeiro viaja na Ama­zó­nia a con­vite da agên­cia Abreu

Esta entrada foi publicada em Brasil com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/emviagem/2012/05/03/amazonia-a-selva-somos-nos/" title="Endereço para Amazónia: A selva somos nós" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>