Pode ir-se às Furnas para ver a grandiosidade do Parque Terra Nostra e saborear o cozido. Ou andar alguns quilómetros mais para almoçar no restaurante Garajau, na Ribeira Quente, apreciando, antes e depois, a beleza esmagadora do caminho até lá.
Já é um pouco mais difícil dizer o que pode levar o viajante até à Povoação. É a sede do concelho com o mesmo nome, que integra aquelas duas localidades, uma pequena e sossegada vila que se “espreguiça” pelas sete lombas de uma geografia acidentada e intratável, singular na sua organização espacial.
Povoação fica na parte mais ocidental da ilha de S. Miguel, “castigada” pela sinuosidade dos acessos, mas notável pela imponência das costas escarpadas. A nova via rápida para Nordeste, pela costa Norte, não se estendeu até lá, e a via rápida pelo Sul também não, ficando-se por Vila Franca do Campo. Uma e outra, porém, ajudaram a encurtar distâncias em S. Miguel e a encorajar a visita. Da pequena praça central de Povoação acede-se em poucos passos até à beira-mar.
Num dia sereno e soalheiro, vale a pena passear por ali, entre mar e colinas.