Portugal-Dakar: Tudo a postos para a partida

Mochilas a postos, vacinas em dia, motores lubrificados, pneus novos em folha. Tudo pronto para “acelerar” para o 2.º Portugal-Dakar Challenge, um rali que se pauta mais pela contemplação do que pela competição. As 40 equipas já se fizeram à estrada a caminho de Dacar – num primeiro dia calmo por Portugal, com partida do Cartaxo – e com elas segue a Fugas.

Ainda não são as deslumbrantes dunas do Sara, mas à porta do Museu Rural e do Vinho, no Cartaxo, a adrenalina já se fez sentir entre participantes, que se dividem por 4×4 e por motos. Juntos vão percorrer o mítico percurso até à capital do Senegal – que será acompanhado dia a dia no blogue Em Viagem da Fugas -, tornado famoso com o Paris-Dakar (prova entretanto rebaptizada apenas de Dakar e que acelera pela América do Sul de 1 a 15 de Janeiro).

Neste Portugal-Dakar Challenge, em vez de em causa estar a vontade de chegar primeiro, prometem-se “liberdade, aventura, natureza, turismo, solidariedade e cultura”. Até porque, garante a organização, haverá nos próximos 15 dias tempo de sobra para vivenciar “cenários e ambientes”. Tanto fora como dentro de portas.

Ainda em Portugal, há duas etapas que não deverão deixar as equipas indiferentes e que até podem servir de aquecimento: hoje, o percurso que liga o Cartaxo a Beja inclui, ao longo do dia, paragens em Alenquer, com visita à sede da Rota dos Vinhos de Lisboa e em Torres Vedras, na sede da CVR de Lisboa.

Para o último dia do ano está reservado um “mimo” para aceleras e um treino para os mais inexperientes: o Off Road Park do Autódromo Internacional do Algarve, a partir das 15h, deverá pôr à prova os veículos antes de partirem para terrenos menos amistosos. O fim da segunda etapa está programado para Portimão, onde a partir das 18h, os participantes deverão começar a chegar à Zona Ribeirinha, junto ao Clube Naval.

2012 chega com o início de uma etapa que levará a comitiva até Rabat e daí parte-se rumo a sul. Marraquexe, Fort Bou Jerif e, por fim, o deserto, que acolhe duas etapas. Dakhla, ao fim do 8.º dia, chega com a risonha perspectiva de um dia de descanso para aproveitar a cidade do Sara Ocidental, onde se cruzam influências espanholas, sobretudo nas construções, com cultura sarauí e traços marroquinos. E já se pressente a proximidade com a Mauritânia.

É para o deserto já do outro lado da fronteira para onde se segue ao 10.º dia. Na Mauritânia, há paragens obrigatórias em Banc D’Arguin e Nouakchott. A entrada para o Senegal faz-se pela estudantil St. Louis. Mas ainda antes de atravessar a meta, em Dacar, uma etapa de excelência com ponto de chegada no Lago Rosa, onde estão prometidas algumas últimas brincadeiras com os veículos. No fim, terão sido percorridos 4618km ao longo de mais de 60 horas (86h45′, se se contabilizar o tempo de paragens).

Rali solidário

Além da vertente lúdica, há também com duas missões solidárias: a primeira envolve todos os participantes e implica a entrega de uma bolsa de equipamentos escolares e educativos a unidades de ensino em aldeias marroquinas previamente identificadas. A segunda aposta na saúde oral, com a criação de folheto em português e francês, entrega de Kit Dentário Oferta (escova, pasta, fio dental e informação) e uma acção de rastreio oral em crianças por Portugal, Marrocos e Senegal.

Etapas
1.ª    Cartaxo – Beja (30/12)
2.ª    Beja – Portimão (31/12)
3.ª    Portimão – Rabat (01/01)
4.ª    Rabat  – Marraquexe (02/01)
5.ª    Marraquexe – Fort Bou Jerif (03/01)
6.ª    Fort Bou Jerif – Lac Chbabiyne Acampamento (04/01)
7.ª    Lac Chbabiyne Acampamento – Deserto Sara Acampamento (05/01)
8.ª    Deserto Sara Acampamento – Dakhla (06/01)
9.ª    Dakhla – Dakhla (07/01)
10.ª  Dakhla – Mauri Desert Camp (08/01)
11.ª  Mauri Desert Camp – Banc D’Arguin Desert Camp (09/01)
12.ª  Banc D’Arguin Desert Camp – Nouakchott (10/01)
13.ª  Nouakchott – St. Louis (11/01)
14.ª  St. Louis – Lago Rosa Camp (12/01)
15.ª  Lac Rose Camp – Dacar (13/01)

____
Carla B. Ribeiro acompanha o 2.º Portugal-Dakar Challenge, a convite da organização, de 30 de Dezembro a 13 de Janeiro

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>