Barcelona a pedal

As bicicletas sempre foram amigas de Barcelona, embora nem sempre a cidade e seus automobilistas retribuíssem tal amizade. Maioritariamente plana e com grande parte da cidade cortada por grandes ruas e avenidas direitinhas, é ideal para optar por pedalar (além de ser terra óptima para caminhar, claro está). Hoje em dia, as bicicletas parecem estar por todo o lado e não lhes faltam vias e projectos dedicados. Para onde quer que se olhe, lá está um ciclista ou umas dezenas deles. Pelas ruelas do Bairro Gótico e em redor das Ramblas há mesmo que prestar especial atenção não vá um ciclista mais entusiasmado nos querer passar por cima. Por todo o lado, se vêem parques e bicicletas do projecto Bicing, rede comunitária de bicicletas, “infelizmente” apenas destinada aos moradores: há que ter um passe anual, que custa em redor de 30 euros e permite usar uma bicicleta grátis por 30 minutos (mais que isso há que pagar um valor extra).

Dizem-nos que há turistas com amigos por cá que dão a volta ao sistema, mas, de facto, é destinado apenas aos barceloneses.

A propósito, amanhã há uma bicicletada, uma Massa Crítica com os utilizadores e promotores da bicicleta a juntarem-se às centenas ou milhares para pedalarem em conjunto – um movimento, aliás, também presente em Lisboa (onde a próxima bicicletada é no final do mês).

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>