Tardor a Barcelona

Para não variar da casa de partida, Barcelona está calent, molt calent (nada como chegar à cidade condal com umas palavrinhas de catalão na ponta da língua). Bem nos diziam que as temperaturas andariam pelos 25º/27ºC, mas o que se sente é um calor africano que, pouco depois da chegada, mais convida a uma sesta que a grandes passeios.

Aliás, dois passos depois de aterrarmos (de facto) na cidade, em plena Plaça d’ Espanya, já se percebia que o tardor (Outono catalão e que soa muito apropriado para estes dias de ardor…) estava como o português: ainda a conjugar-se como Verão.
Tendo noutros tempos vivido em Barcelona, há neste escriba alguns vícios de barcelonês adoptado. Aos primeiros minutos que se põe cá os pés, há algumas coisas obrigatórias a fazer para ser mais que um turista, pelo menos no caso deste que vos escreve. Algumas delas:

– comprar imediatamente um par de croissants catalães simples  (algo nestes croissants de capa estaladiça vicia) na primeira padaria com bom ar que apareça à frente – regra geral, não há más padarias nesta cidade – e umas baguetes
– comprar uma Time Out Barcelona (é em catalão…) e um Guía del Ocio (em espanhol)
– comprar um jornal da terra (La Vanguardia em espanhol ou catalão, o El País com Local Catalunha, El Periódico)
– com este calor, sentar-se numa das milhentas esplanadas que enchem os larguíssimos passeios de grande parte da cidade e celebrar a chegada com um café com gelo, uma metalíssima (também com potencial viciante) água com gás Vichy Catalan, um fresco pão com tomate e, vá lá, tortilha.

Destas primeiras horas, uma dica para quem aterra no aeroporto de El Prat, quer poupar e não tem urgência em chegar ao centro da cidade: o aerobus directo custa 5,30€, o autocarro regular fica em 1,45€ (foi usado a 46, para a Praça de Espanha); este último pode demorar é uns bons 40 minutos, que pára em todo o lado – porém dá direito a ver por dentro a imensa zona industrial que se segue ao aeroporto…

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>