Santo Espírito, pôr-do-sol e partir

Passado o anúncio da aldeia de Santo Espírito, e mal a estrada arremete pelo casario dentro, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação, também conhecida como Igreja das Candeias, surge à entrada de uma curva em todo o seu esplendor. Contra o azul intenso do céu mariense, destaca-se com elegância.

Ver este harmonioso monumento barroco é uma das emoções mais fortes que pode ser experimentada nesta incursão pelo interior de Santa Maria. A igreja justifica em absoluto a paragem e uma visita atenta, a começar pela fachada (os ornamentos em rocha de lava preta são magníficos) e continuando pelo interior, revelador de uma agradável exuberância artística.

Santo Espírito - Restaurante Sol da Manhã

Se a chegada coincidir com a hora de almoço, não há que hesitar: o restaurante Sol da Manhã, a um passo da igreja e do outro lado da estrada, é o lugar ideal para comer peixe grelhado dos Açores – recomenda-se a canja de peixe e o encharéu grelhado, confeccionados com arte superior. Como tem poucos lugares, mais vale reservar com antecedência (296884138 ou 964423367), não vá dar-se o caso de encontrar a casa cheia.

Retemperadas as forças, não há ainda razão para partir. Está aqui instalado o Museu de Santa Maria, consagrado à etnografia local e à divulgação da cultura açoriana, não devendo perder-se a oportunidade de uma visita. Se gosta de produtos artesanais, a Cooperativa de Artesanato de Santa Maria é o próximo destino, também com sede nesta aldeia.

Antes de abandonar a ilha, e com a garantia de que muitas outras coisas ficaram em agenda para a próxima visita, é imperdoável falhar um pôr-do-sol. Se a visibilidade o permitir, o Pico Alto é a escolha certa. Mas numa ilha tão pequena, muitos são os lugares de onde pode ser apreciado um belo ocaso, pacífico e melancólico como só se encontra em Santa Maria.

Igreja de Santo Espírito

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>