Um gaspacho no deserto

[5º dia, 4 de Setembro]

No quinto dia de viagem, o percurso começou de manhã com uma visita às Gargantas do Todra e terminou com o pôr-do-sol em Nekob. Foi sempre estrada e foi a nossa primeira “pista”: a do Tizin Tazazert do Sagho Central, com muitas pedras e areia (as dunas ainda estavam para vir). Para desenhar estes percursos, o presidente do Marafados do TT Algarve, António Vilela, faz um reconhecimento do terreno dois a três meses antes, faz amizade com os locais, que também lhe dão informações, e estuda mapas, livros e cartografia desta zona. Se há uma palavra comum a quase todos os participantes para descrever a sensação que lhes provoca atravessar estas rotas, rodeados desta paisagem, é “liberdade”. Falam sempre disso, a toda a hora.

À noite, acampámos em Nakob. À nossa volta, era só escuridão. António Vilela preparou os viajantes para o que os esperava: “É um sítio para escutarmos os ruídos do deserto, ouvir o silêncio, ver as estrelas. É uma noite espiritual, para estarmos em comunhão com nós próprios”. Disse-o através do rádio CB, quando estávamos a chegar, meio a sério, meio a brincar. Desafiava os mais boémios do grupo a passarem uma noite mais calma, com menos festa do que o habitual.

É claro que houve falatório na mesma até às tantas e, apesar do campismo, mesa farta: comemos um gaspacho no deserto. Porém, a partir de certa altura, o silêncio foi mais forte: não fossem os cães e os galos que despertaram bem cedo e nada teríamos ouvido até de manhã.

[Fotos de Marco Vilela | Maria João Lopes acom­pa­nha a expe­di­ção todo-o-terreno “Rotas do Al-Andaluz”, entre Mér­tola e Mar­ra­quexe, Mar­ro­cos. Decorre de 31 de Agosto a 10 de Setem­bro e é orga­ni­zada pela autar­quia de Mér­tola e a Mer­tu­ris em con­junto com os Mara­fa­dos do TT Algarve]

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>