Quando o destino é a Maia

Santa Maria - Farol de Gonçalo Velho

Numa ilha pequena não há grandes distâncias. Existem, isso sim, estradas estreitas, sinuosas e lentas a percorrer, gerando a sensação de distância e afastamento. Em Santa Maria também é assim, quando à viagem para norte de um dia sucede a deslocação para sul no dia seguinte.

Siga-se, pois, de Vila do Porto em direcção ao interior, com passagem obrigatória por Santo Espírito – disso falaremos depois – e ladeando encostas ou pequenos vales onde pontuam casas tradicionais bem arranjadas (outras nem tanto) de duas e quatro águas que apetece visitar.

Quando menos se espera, já a costa sueste está de novo à vista, anunciando uma descida prolongada e sinuosa em direcção ao mar. O destino é a Maia, um pequeno aglomerado de casas no fim da linha, ao fundo de uma encosta bem acentuada. Dizem-nos que ninguém aqui vive fora da época balnear, o que faz da zona um local de casas de férias, pequenas e quase todas de um só piso. Por trás, num exigente aproveitamento do parco espaço disponível, fica o ordenamento dos espaços com vinha, berço de uma produção que poucos têm o privilégio de usufruir.

Santa Maria - Maia - Vista da estrada de acesso à aldeia

Há bastante gente na piscina alimentada com água do mar, mas essa densidade tem que ser entendida na justa medida açoriana – não mais do que umas boas dezenas de pessoas – que não impede ninguém de se sentir como se fosse o único utilizador do local.

Uma sugestão, a concluir: na descida ou na subida (o regresso faz-se obrigatoriamente pelo mesmo caminho) pare no miradouro da Ponta do Castelo, de onde se alcança o Farol de Gonçalo Velho e, mais em baixo, o que resta da antiga fábrica que recebia as baleias caçadas por estas paragens. A vista é soberba e no ar respiram-se os inconfundíveis aromas mediterrâneos, como só é possível encontrar na terra algarvia.

4 comentários a Quando o destino é a Maia

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>