Zurich West está para a capital financeira da Suíça como o Meatpacking District está para Nova Iorque. Uma antiga área industrial e cinzenta que nos últimos 15 anos se transformou no bairro trendy da cidade dos banqueiros.
A curiosidade levou-me ao Les Halles, o restaurante mediterrânico (mais para o francês) alternativo com as melhores “moules frites” de Zurique. É uma espécie de restaurante garagem, antigo armazém, com mercado, cozinha à vista, bicicletas penduradas no tecto e à venda, mesas de matraquilhos, Flippers…
Perto da cozinha, escolhe-se o prato ao balcão, paga-se e rumo à mesa. Em seguida, vai-se ao bar, escolhe-se a bebida, paga-se e rumo à mesa (aqui a ordem dos factores não altera o resultado!). Repete-se o ritual na hora da sobremesa e tem-se uma agradável surpresa :“Maracujá Mousse”. O ambiente é descontraído e divertido.
A comida é orgânica e boa. Bebe-se um bom vinho. Paga-se aproximadamente 35 francos suíços por pessoa (uns 29 euros, o que na Suíça é um preço bastante razoável).
E, confesso, se não tivesse que voar para casa, ainda escolhia a tal bicicleta pendurada no tecto e sairia a pedalar pela cidade das bicicletas.
Les Halles
Pfingstweidstrasse, 6
Zurique 8005
(Paragem autocarro Escher-Wyss)
Tel.: +41 44 273 11 25