6h da manhã, hora de ordenhar vacas na floresta nebulosa de Monteverde, Costa Rica

A floresta nebulosa de Monteverde é, sem dúvida, um dos locais a visitar na Costa Rica. Mas a vontade de lá ir tem de ser mesmo muita. É preciso percorrer mais de 40 quilómetros em estrada de terra batida, em alguns locais em muito mau estado e íngreme. Mas, como por lá se diz, quanto pior as estradas, melhor a floresta. Concordamos.

Ficámos alojados no Campus da Universidade norte-americana de Georgia, em San Luís, que recebe investigadores e turistas. Ordenhámos vacas às 06h00, tivemos uma aula de iniciação ao birdwatching, visitámos a Reserva da Floresta Nebulosa de Monteverde e uma quinta de colibris. Depois do jantar, às 18h00, fizemos um percurso nocturno pelo campus onde vimos rãs, uma ave a dormir no ramo de uma árvore e muitos insectos. Duas horas de caminhada, no dia seguinte, levaram-nos à Cascata de San Luís, mais um local que aconselhamos.

Este projecto é bastante interessante e adoptou um conceito de turismo diferente. A universidade comprou o local em 2002 a um antigo hotel ecológico. Hoje, naqueles 62 hectares de floresta, faz-se investigação científica e os turistas partilham o refeitório, a biblioteca e restantes espaços com os cientistas. Além disso, estes disponibilizam-se para fazer percursos de história natural e observação de aves, explicando as características das plantas e das árvores tropicais, a sua relação com os animais e a dinâmica do ecossistema.

O nosso conhecimento sobre formigas-cortadeiras, lianas, plantas epífitas (que crescem noutras plantas) e aves tem crescido todos os dias. E a lista de espécies observadas na Costa Rica já ultrapassou as 100.

Um comentário a 6h da manhã, hora de ordenhar vacas na floresta nebulosa de Monteverde, Costa Rica

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>