O café St. Oberholz é o meu café preferido de Berlim. Por razões práticas que se transformaram em sentimentais.
É um café bonito, bem decorado, com madeira (como indica o nome), paredes pintadas e candeeiros originais, ditados que têm a ver com animais nas paredes (óptimo para quem está a aprender alemão.)
Pode-se comer bem (wraps, bagels, tostas, bolos), beber bons chás (gengibre fresco, Celestial Seasonings) ou sumos feitos na altura (o de cenoura é um favorito).
A localização é muito boa: na Rosenthaler Platz, onde se cruzam uma linha de metro e várias de eléctrico, e assim pode-se ir relativamente depressa para vários sítios da cidade. Mas para mim a grande, grande, vantagem é que não só tem Internet wireless (W-lan, claro), mas também fichas triplas espalhadas por todo o lado, para que ninguém fique sem bateria nos computadores portáteis. Isso faz com que seja um café com muita gente a trabalhar (e também com alguns hóspedes dos hotéis e hostéis perto a gesticular enquanto comunicam via Skype).
Por isso, o St. Oberholz foi o meu “escritório” quando estive na Alemanha a cobrir as eleições em Setembro de 2009. Quase todos os dias estive lá a preparar contactos, viagens a outras cidades, ou a escrever textos. E assim, é o meu café favorito de Berlim: mein Lieblingscafé.
(Café St. Oberholz, Rosenthaler Platz, metro U8)
É um prazer acompanhar-te nesta viagem
Um bj e até ao teu regresso
Obrigada Sofia! até breve