Argumentos e declarações

Cinco dias antes da votação, já começam a aparecer os primeiros resumos da campanha eleitoral, condensados nas razões para o voto num ou no outro candidato.

A principal novidade — e a notícia mais significativa do dia (de ontem) — foi a declaração do mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, de apoio da candidatura do Presidente Barack Obama. A sua inesperada confissão (Bloomberg manteve-se neutro durante a campanha de 2008) é significativa por vários motivos, mas o mais importante poderá ser aquele que Mark Mardell, o principal correspondente da BBC em Washington, identificou na sua indispensável coluna de análise: numa eleição renhida, em que um número significativo de eleitores está genuinamente indeciso quanto à sua escolha eleitoral, os argumentos invocados por Bloomberg poderão mudar opiniões ou consolidar inclinações e sedimentar uma parcela do voto em Barack Obama.

Outros também escreveram sobre as razões para a reeleição de Barack Obama. A insuspeita revista The Economist justifica o seu apoio a Obama (com a ressalva de que já não é tão entusiástico quanto em 2008) com o sucesso da política externa do Presidente e com a apreciação positiva da leitura macroeconómica da sua Administração. As declarações de interesse na candidatura de Obama do veterano E.J. Dionne e de Jonathan Chait também valem a pena.

Em sentido contrário, a defesa do voto em Mitt Romney por David Frum é leitura obrigatória. Frum, um “operacional” da Administração Bush, é das vozes mais críticas (e moderadas) do movimento conservador e do Partido Republicano (a quem atira lanças certeiras no seu manifesto, sólido e sensato).

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos , , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/11/02/argumentos-e-declaracoes/" title="Endereço para Argumentos e declarações" rel="bookmark">endereço permamente.

3 comentários a Argumentos e declarações

  1. Olá, eu sou Gregory brazier; Investidor privado. Optei pelo financiamento de projectos a apoiar financeiramente a todas as pessoas sérias com projetos. Contacte-me se você precisa. Aqui está o meu mail:braziergregory001@outlook.fr

    Responder
  2. Gostaria de saber qual o nome desta música de entrada do Presidente Obama, segue o link do vídeo, a música começa em 0:22 segundos.

    Se puder me ajudar, agradeço.

    Responder

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>