Aproveitando o curto intervalo na actividade dos candidatos presidenciais por causa do furacão Sandy*, aqui ficam algumas sugestões de leitura (atrasadas) sobre o estado das campanhas e da corrida.
– Na revista Time, o sempre bem informado Mark Halperin revela o que a equipa de Obama pensa sobre a sua estratégia e as sua shipóteses (e porque acredita que vai ganhar as eleições). Na Newsweek (via Daily Beast), o veterano consultor democrata Robert Shrum elenca muitos dos mesmos argumentos para chegar à mesma conclusão.
– Na National Review Online, Jim Geraghty recorre aos números para contradizer os democratas e sustentar que o candidato republicano Mitt Romney vai vencer — pelo menos o voto popular.
– No blog da Economist, Democracy in America, faz-se o ponto da situação a dez dias da eleição.
– Na The Atlantic, vários artigos interessantes: Robert Wright escreve sobre os eleitores indecisos e a hipótese de “caírem” para o campo de Mitt Romney; Clive Crook aponta os erros estratégicos na definição da narrativa da campanha de Obama e Garance Franke-Ruta recorda uma entrevista de Romney durante as primárias republicanas sobre o papel do governo federal nas operações de auxílio aos estados em caso de emergência ou desastre natural.
– A BBC Magazine contempla a resistência física que é indispensável para aguentar uma campanha presidencial nos Estados Unidos.
* Bónus: o Politico coloca aqui cinco questões políticas provocadas pelo furacão Sandy.
Rita Siza
é de parabenizar o povo americano que nao tem nada ver com a cor racial mas, dicursos mas sim a pessoa que sabe unir outras e formar uma grande máquina deveri ser um exemplo para o mundo.