Cinco dias depois do seu forte desempenho no debate televisivo com Barack Obama, Mitt Romney está a ganhar terreno nas sondagens, encurtando a distância entre si e o Presidente democrata ou mesmo ultrapassando-o.
A última sondagem nacional do Pew Research Center, divulgada na segunda-feira, mostra o candidato republicano à frente de Barack Obama em quatro pontos percentuais entre eleitores prováveis. Questionados sobre qual dos candidatos escolheriam se as eleições presidenciais fossem hoje, 49% de eleitores prováveis responderam “Romney” e 45% disseram “Obama”. (Os eleitores prováveis são os que dizem que vão votar a 6 de Novembro.) Seis por cento dizem-se indecisos. No mês passado, Obama tinha um avanço de oito pontos percentuais sobre Romney na mesma sondagem.
Ainda segundo o Pew Research Center, 66% dos eleitores registados dizem que Mitt Romney esteve melhor no debate de quarta-feira à noite. Apenas 20% consideram que Obama foi superior. O debate parece ter favorecido a imagem de Romney junto do eleitorado: pela primeira vez numa sondagem do Pew, o candidato republicano é visto de forma positiva por 50% dos eleitores – uma subida de cinco pontos percentuais em relação a Setembro. Obama, por outro lado, viu a sua taxa de aprovação cair dos 55% para os 49%.
Antes do debate, as sondagens davam uma forte vantagem ao Presidente Obama. Outros inquéritos de opinião conduzidos após o debate continuam a mostrar Obama à frente, mas a sua vantagem sobre Romney diminuiu. Segundo uma sondagem Reuters/Ipsos, 47% de eleitores prováveis votariam em Obama se as eleições fossem hoje, e 45% escolheriam Romney.
Kathleen Gomes, em Washington