Indecisos

Este sketch do programa Saturday Night Live serviu de pretexto a esta explicação de Ezra Klein no Washington Post sobre os eleitores indecisos destas presidenciais. A sua conclusão é: não vão importar muito na contagem final, uma conclusão que contraria a sabedoria convencional que há muito decreta que a chave de uma eleição está nas mãos dos indecisos.

Klein distingue entre eleitores que ainda não decidiram por quem vão votar e eleitores que nem sequer querem saber da eleição, e recorre ao trabalho de Lynn Vavreck, uma cientista política da Universidade da California em Los Angeles, para analisar o comportamento (e também os conhecimentos políticos) dos dois grupos, que geralmente são confundidos na mesma categoria de indecisos.

Em teoria, nenhuma campanha deveria perder tempo ou recursos com o segundo grupo: Klein nota que, tal como ele não sabe nada de baseball nem se preocupa em saber, estes eleitores não sabem nada da campanha nem querem saber. A novidade é que no primeiro grupo, que poderia ser condicionado na sua decisão por uma multiplicidade de factores — a performance dos candidatos nos debates televisivos, os anúncios negativos, a cobertura mediátia, as vicissitudes da campanha, a pressão dos vizinhos e amigos — só uma pequena minoria está verdadeiramente indeciso ou disponível a mudar a sua tendência de voto.

As sondagens este ano têm identificado um número anormalmente baixo de eleitores que ainda se identificam como indecisos, o que quer dizer que a margem de manobra de cada um dos candidatos para alterar o rumo das respectivas campanhas e inverter as actuais indicações do eleitorado é muito muito reduzida.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/09/28/indecisos/" title="Endereço para Indecisos" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>