Já se vota no Iowa

A partir de hoje, os eleitores do estado do Iowa, um dos doze swing states (ou battleground states na designação do Real Clear Politics) das presidenciais americanas,  já podem começar a votar. A eleição antecipada já começou há uma semana em vários outros estados — efectivamente, metade do país já está a votar –, e os estudos revelam a crescente importância e preponderância do voto antecipado no desfecho eleitoral. Esta manhã, em entrevista à rádio pública NPR, o director do Early Voting Information Center, Paul Gronke, estimava que 35% do total de votos na eleição presidencial ocorressem antes do dia 6 de Novembro.

A campanha de Barack Obama montou uma organização bastante superior à do seu adversário republicano, num esforço para conquistar os seis votos do Colégio Eleitoral que o Iowa oferece (ainda que, na contagem final, o Presidente tenha outros caminhos para garantir a reeleição). O Politico dá hoje um vislumbre de como está a ser conduzida a operação digital de GOTV (Get Out The Vote) da campanha democrata.

No dia 2 de Outubro, abre a votação no Ohio, um estado crucial para as pretensões do candidato republicano Mitt Romney mas que, a atender às últimas sondagens, parece irreparavelmente fora do seu alcance. Os democratas gozam de uma vantagem significativa em termos de votos recolhidos através dos processos de voto por correspondência ou antecipado, o que explica a sua reacção às controversas mudanças introduzidas antes desta eleição pelas legislaturas dos estados da Florida e do Ohio, que vieram diminuir os prazos ou dificultar o acesso às urnas antes do dia 6 de Novembro.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/09/27/ja-se-vota-no-iowa/" title="Endereço para Já se vota no Iowa" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>