Obama ainda é o candidato da esperança e mudança

A mensagem de Barack Obama ontem, no arranque oficial da sua campanha para a reeleição: ainda tem tudo a ver com esperança, ele ainda é o candidato da mudança em que as pessoas podem acreditar.

Embora uma nova palavra defina a sua candidatura — Forward, para a frente –, os dois eventos programados para ontem à noite (nos estados decisivos do Ohio e da Virginia) jogaram ainda nas emoções remanescentes da histórica campanha de 2008. O que a campanha quer dizer aos eleitores é que aquele futuro risonho que imaginaram há quatro anos ainda é possível. “Quando vos perguntarem sobre o que é esta campanha, digam que ainda é sobre esperança, ainda é sobre mudança”, frisou o Presidente.

Como seria de esperar, Obama defendeu o seu trabalho na Casa Branca, enumerou as conquistas do seu primeiro mandato e, também como há quatro anos, destacou a economia como o grande desafio para os próximos quatro anos. Mas fê-lo sempre com o cuidado de lembrar que “a pior crise económica desde a Grande Recessão” foi a sua herança e não a sua responsabilidade — várias sondagens confirmam que os americanos ainda culpam o seu antecessor George W. Bush pelo estado da economia.

E é precisamente essa convicção que a equipa de Obama pretende explorar durante a campanha, pintando o seu opositor Mitt Romney como um mero “executor” das políticas republicanas que, dizem, resultaram no quadro depressivo que se vive agora na América. O antigo governador do Massachusetts, argumentou, é um bom chefe de família, um verdadeiro patriota, elogiou, mas é também um candidato que aparentemente “não aprendeu a lição” da história. “As mesmas más ideias não vão levar a desfechos diferentes”, disse, acrescentando que políticas como a “desregulação” da economia só beneficiam os ricos, comentou, introduzindo o tema da desigualdade que se prevê vá aprofundar nos próximos meses.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/05/06/obama-ainda-e-o-candidato-da-esperanca-e-mudanca/" title="Endereço para Obama ainda é o candidato da esperança e mudança" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>