Hoje vota-se no Sul

Sasha Issenberg prossegue a sua série sobre o recurso às novas tec­nolo­gias — das redes soci­ais ao data min­ing e afins — pelas diver­sas can­di­dat­uras pres­i­den­ci­ais, na revista Slate. O último artigo explica como a cam­panha de Mitt Rom­ney se posi­cio­nou muito antes dos seus adver­sários para cap­turar o voto não pres­en­cial (isto é, os votos que são recol­hi­dos antes da data da eleição, segundo várias difer­entes metodolo­gias) e explica como essa van­tagem se rev­elou — e ainda rev­ela — fun­da­men­tal para a van­tagem obtida pelo ex-governador do Mass­a­chu­setts face aos seus rivais.

***

Hoje vota-se no Alabama e Mis­sis­sippi, onde segundo números divul­ga­dos ontem, 52% dos eleitores repub­li­canos acred­i­tam que o Pres­i­dente Barack Obama é muçul­mano. Ape­sar de uma maio­ria avas­sal­adora de evangéli­cos entre os eleitores desta noite, as sonda­gens rev­e­lam que nas “questões soci­ais” as suas posições, ainda que con­ser­vado­ras, não são radicais.

O bloco evangélico tem o poder de definit, já esta noite, se a cor­rida repub­li­cana abança como um duelo entre o favorito Mitt Rom­ney e o ultra­con­ser­vador Rick San­to­rum, ou se o ex-senador da Pen­sil­vâ­nia terá de con­tin­uar a dividir com Gin­grich os votos dos eleitores que con­tin­uam a não recon­hecer no mod­er­ado do Mass­a­chu­setts um dos seus. Os resul­ta­dos são cru­ci­ais para averiguar o futuro da can­di­datura de Newt Gin­grich: sem vitórias ou pelo menos empates com­pet­i­tivos, será inevi­tavel­mente o fim da linha para o ex-Speaker do Con­gresso. San­to­rum tem mais margem de manobra, mas como se vê aqui e aqui, a sua cam­panha tam­bém já só luta con­tra o tempo: a tác­tica é atrasar o mais pos­sível a con­fir­mação de Rom­ney e, even­tual­mente, man­ter a nomeação em aberto até à Con­venção. Como observa John Avlon no Daily Beast, os repub­li­canos que quis­eram tornar as primárias um processo mais com­pet­i­tivo devem estar amarga­mente arrepen­di­dos pela mudança nas regras de dis­tribuição de delegados.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/03/13/hoje-vota-se-no-sul/" title="Endereço para Hoje vota-se no Sul" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>