Focus group

A conclusão saída de um focus group com eleitores indecisos do Colorado que avaliaram a prestação de Barack Obama ontem à noite no Congresso parece ser que a nova deriva populista do Presidente como estratégia eleitoral dá resultado.

À partida, os 50 eleitores que participaram no grupo (44% republicanos e 32% democratas) estavam divididos na sua avaliaçãodo desempenho de Obama na Casa Branca — metade estava satisfeita com a sua performance, e metade apreciava a sua pessoa. A outra metade não.

Depois de ouvir Obama, as opiniões tanto em relação às suas políticas como em relação à sua pessoa mudaram, com Obama a recolher mais apoio político para as suas propostas (8 pontos) e maior simpatia pessoal (16 pontos). Quanto ao teor da comunicação, centrada na ideia de maior justiça social e igualdade fiscal para a classe média, a reacção da mesma amostra foi ainda mais entusiasmada: a adesão e confiança nas ideias apresentadas pelo Presidente ultrapassou os 20%.

Como notaram alguns analistas desiludidos com o discurso de Obama, as razões que os levaram a rejeitar o discurso são exactamente as mesmas que explicam o seu sucesso junto do eleitorado.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/01/25/focus-group/" title="Endereço para Focus group" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>