A conclusão saída de um focus group com eleitores indecisos do Colorado que avaliaram a prestação de Barack Obama ontem à noite no Congresso parece ser que a nova deriva populista do Presidente como estratégia eleitoral dá resultado.
À partida, os 50 eleitores que participaram no grupo (44% republicanos e 32% democratas) estavam divididos na sua avaliaçãodo desempenho de Obama na Casa Branca — metade estava satisfeita com a sua performance, e metade apreciava a sua pessoa. A outra metade não.
Depois de ouvir Obama, as opiniões tanto em relação às suas políticas como em relação à sua pessoa mudaram, com Obama a recolher mais apoio político para as suas propostas (8 pontos) e maior simpatia pessoal (16 pontos). Quanto ao teor da comunicação, centrada na ideia de maior justiça social e igualdade fiscal para a classe média, a reacção da mesma amostra foi ainda mais entusiasmada: a adesão e confiança nas ideias apresentadas pelo Presidente ultrapassou os 20%.
Como notaram alguns analistas desiludidos com o discurso de Obama, as razões que os levaram a rejeitar o discurso são exactamente as mesmas que explicam o seu sucesso junto do eleitorado.
Rita Siza