Duas conclusões da Carolina do Sul

1. Quanto mais conservador o eleitorado, mais conservador o vencedor da eleição. No Iowa, quando ainda não havia muito em jogo, os eleitores deram o benefício da dúvida a Rick Santorum que, no plano dos valores evangélicos, é o candidato mais ortodoxo na corrida republicana. Na Carolina do Sul, quando se tratava de travar a marcha do favorito Mitt Romney, os eleitores congregaram-se em torno de Newt Gingrich por duas razões fundamentais: porque se identificam com a sua despudorada raiva anti-sistema (e não interessa para o caso que Gingrich seja um dos maiores exemplos do chamado Washington insider) e porque acreditam que o ex-Speaker é capaz de bater o Presidente Barack Obama nas eleições de Novembro. Esse, recorde-se, era o principal argumento da campanha de Mitt Romney, que conquistou o estatuto de favorito por causa da questão da elegibilidade.

2. Mitt Romney continua a ser incapaz de conquistar as bases republicanas. Seja porque é mórmon, seja porque é rico, seja porque é moderado, seja porque é falso, plástico, sem carisma… as razões são múltiplas e devem preocupar a campanha do ex-governador do Massachusetts. Até porque a Carolina do Sul provou que dispôr de melhor organização e de recursos quase ilimitados não se traduz necessariamente em votos. O dilema para Romney é que as votações até agora deitaram abaixo as premissas da sua campanha: a mensagem dos republicanos até agora é que para vencer Barack Obama não serve um candidato moderado e principalmente indicado pelo establishment do partido.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos , , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/01/22/duas-conclusoes-da-carolina-do-sul/" title="Endereço para Duas conclusões da Carolina do Sul" rel="bookmark">endereço permamente.

Um comentário a Duas conclusões da Carolina do Sul

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>