48-48

Uma sondagem publicada hoje pelo Washington Post sobre a performance do Presidente Barack Obama mostra como os americanos estão profundamente divididos: 48% aprovam o seu desempenho e 48% desaprovam.

Como George W. Bush antes dele, Barack Obama foi eleito com a promessa de unir e não dividir a população. E como George W. Bush também fez antes dele, Barack Obama vai tentar beneficiar da extrema polarização do eleitorado americano para ser reeleito para um segundo mandato. A campanha vai ser bem mais dura do que foi há quatro anos.

Os números oferecem algumas pistas para a estratégia da campanha de Obama. Dois aspectos interessantes, e que sem dúvida “agradaram” à equipa da reeleição: os independentes ainda culpam mais o anterior Presidente republicano pelo actual estado da economia do que Obama, que goza de uma vantagem sobre o Partido Republicano em termos de “preocupação com os problemas da classe média”.

Outro dado que pode ser relevante tem a ver com um significativo acréscimo do entusiasmo do eleitorado democrata com o seu candidato. Numa eleição tão competitiva como a que se aproxima, a afluência às urnas pode ser decisiva.

P.S. No que diz respeito à popularidade, o Presidente está uns pontos acima do seu previsível adversário Mitt Romney.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/01/18/48-48/" title="Endereço para 48-48" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>