O debate da Fox

Os cinco candidatos à nomeação republicana que restam na corrida encontraram-se ontem para mais um debate televisivo na Carolina do Sul, desta vez organizado pela Fox News. Como era de esperar, Mitt Romney, que lidera em todas as sondagens, foi o principal alvo de ataque – o ex-governador do Massachusetts teve uma das suas piores prestações em debates, mas ainda assim manteve-se imperturbável perante a barrela a que foi submetido, sem comprometer o seu favoritismo com gaffes ou declarações potencialmente desastrosas. Ainda assim, como nota Chris Cilliza do Washington Post, as explicações de Romney terão fornecido material basto para ser usado contra si pela campanha de Barack Obama.

Newt Gingrich e Rick Santorum, que neste momento lutam por se afirmar como o candidato mais conservador na corrida, tiveram uma boa noite. O ex-speaker do Congresso parece ter saído de Myrtle Beach com uma ligeira vantagem sobre o seu rival mais directo, graças às suas competências argumentativas: Gingrich é quase sempre imbatível na oratória.

E o governador do Texas, Rick Perry, que há menos de dois meses desperdiçou a sua vantagem nas sondagens com erros infantis nos debates televisivos, recuperou alguma forma e apresentou-se bem mais seguro e combativo. Será tarde demais para reanimar a sua campanha (aliás, ontem especulava-se que a desistência apressada de Jon Huntsman na Carolina do Sul tinha sido antecipada para não concorrer em termos de cobertura mediática com o provável abandono de Perry depois da contagem de votos).

Ron Paul teve uma noite para esquecer, muito por culpa da audiência, que apupou as suas ideias sobre política externa.

P.S. Um resumo dos melhores momentos, em video.

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/01/17/o-debate-da-fox/" title="Endereço para O debate da Fox" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>