As diferenças dos resultados entre o Iowa e New Hampshire reflectem as diferentes características dos eleitorados dos dois estados. No Iowa, os candidatos tiveram de convencer um eleitorado maioritariamente conservador e interessado em questões sociais, como o aborto, o que explica a forte votação em Rick Santorum. No New Hampshire, de acordo com os inquéritos à boca das urnas citados pelo New York Times, a economia e encontrar um candidato capaz de derrotar Barack Obama nas eleições de Novembro são as principais preocupações dos eleitores. O voto conservador é muito menos relevante: apenas um quarto dos eleitores são evangélicos, contra 57 % no Iowa.
Estas diferenças entre os eleitorados explicam a forte votação em Santorum no Iowa enquanto no New Hampshire o candidato-sensação está a ser John Huntsman, um moderado, que é terceiro nas projecções e garantiu há pouco que vai continuar na corrida.
Para além das diferenças entre os eleitorados, um aspecto a destacar no New Hampshire, onde Romney foi derrotado há quatro anos por John McCain, é o peso do voto dos eleitores independentes. Uma votação importante dos independentes em Romney poderá ser preocupante para Obama.