Um editorial do Boston Globe está hoje a animar a campanha no New Hampshire. O reputado e influente diário do estado do Massachusetts escreveu que Jon Huntsman, o candidato com menos escrutínio na corrida republicana até agora, é a sua escolha para a nomeação.
Numa altura em que o debate se faz em torno das diferentes alternativas conservadoras – a pergunta do momento é: qual dos concorrentes está em condições de se tornar uma alternativa ao inevitável Mitt Romney? –, o Boston Globe aparece a dizer que Huntsman é o único candidato capaz de desafiar os eleitores que buscam uma alternativa a Barack Obama. Pela sua “visão” e “ambição”, mas também por ser o único concorrente capaz de refrear as tendências extremistas do partido – o aquecimento global não é um mito para Huntsman, sublinha o diário, elogiando igualmente as suas propostas “razoáveis e sensatas” em termos de política de educação ou imigração.
O antigo governador do Utah e embaixador na China está na corrida desde Junho de 2011, mas pouco se tem dado por ele – a sua campanha impressiona mais os jornalistas do que os eleitores. Fora de jogo no Iowa (o seu comentário “Ninguém quer saber do Iowa” foi um dos raros momentos de má educação do fleumático candidato), Huntsman investiu todas as suas fichas no New Hampshire, acreditando que o eleitorado seria teoricamente mais sensível à sua plataforma verdadeiramente centrista.
Pode ser que o apoio declarado do Boston Globe converta Huntsman no Rick Santorum do New Hampshire: o candidato discreto por quem ninguém dava nada que de repente se torna a sensação da corrida, por oposição a Romney. Mas é muito pouco provável. Aliás, as sondagens dão a Huntsman zero por cento de probabilidade de vencer a primária (contra 94% de Romney são 94%).
O principal problema de Huntsman é que ele é demasiado parecido com Romney para poder ser considerado uma alternativa: moderado, disciplinado, profissional, mórmon. O seu discurso, ao contrário por exemplo de Santorum, não ameaça o favorito. Não se imagina Romney a atacar o casamento gay ou a prometer uma guerra contra o Irão só para roubar os votos dos apoiantes de Huntsman.
Rita Siza