Obama também faz campanha

Encontrados os vencedores e vencidos dos caucus de terça-feira, a campanha eleitoral segue dentro de momentos, longe do Iowa. A campanha – isto é – dos republicanos. No pequeno estado rural ficarão abertos e activos os oito escritórios abertos pela campanha de Barack Obama, o Presidente candidato à reeleição.

Enquanto os eleitores republicanos se reuniam e votavam, Obama falava com os seus apoiantes através de vídeo-conferência: o Presidente na Casa Branca, eles dispersos por dezenas de salas de jantar, em festas organizadas por voluntários da sua campanha.

“Hoje é um grande dia para o Iowa”, dizia o Twitter do Presidente na terça-feira. A mensagem era suficientemente ambígua para se poder referir tanto à eleição republicana, como aos apelos feitos pela sua campanha para que os eleitores democratas também fossem expressar  – numa votação simbólica – a sua preferência por Obama.

O Presidente candidato à reeleição não trava nenhuma luta pela nomeação do seu partido – mas isso não o impede de participar no jogo das primárias. O fundamental para a sua campanha é mobilizar, organizar e expandir a sua base de apoio, avançar com o processo de recolha de fundos e rebater os ataques dos seus adversários republicanos.  O favorito republicano, Mitt Romney, terá provavelmente de se concentrar mais nos seus rivais directos, mas o Presidente democrata não deixará de ser o alvo preferencial dos seus ataques e críticas.

Para preparar o terreno no Iowa, a campanha de Obama (gerida a partir do quartel-general de Chicago) promoveu cerca de 1200 sessões de esclarecimento e treino de voluntários e planeamento de acções de campanha. Foram realizadas mais de 4000 reuniões com apoiantes nos escritórios de campanha abertos em Cedar Rapids, Sioux City, Des Moines, Waterloo, Davenport, Iowa City, Dubuque e Council Bluffs, as cidades que mais votaram em Obama em 2008.

Para motivar os seus apoiantes, a campanha não esqueceu essa vitória extraordinária há quatro anos, e muito menos as promessas feitas nessa noite:

Rita Siza

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/eleicoeseua2012/2012/01/05/obama-tambem-faz-campanha/" title="Endereço para Obama também faz campanha" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>