Os Estados Unidos da América abrem hoje uma nova temporada eleitoral, que poderá seguir a par e passo neste novo blogue.
O tiro de partida é dado no pequeno estado do Iowa, onde os eleitores conservadores serão chamados a pronunciar-se, numa votação de braço no ar, sobre os candidatos à nomeação republicana para as presidenciais de 6 de Novembro. O eventual vencedor das primárias enfrentará um adversário sobejamente conhecido: o Presidente Barack Obama, candidato a um segundo mandato na Casa Branca.
Ao longo dos próximos meses, este espaço será ocupado com tudo o que diga respeito às eleições americanas. Os candidatos e as campanhas — as ideias, as propostas, as polémicas, as vitórias, as anedotas, as entrevistas, as desistências. Os estados: o que representam, porque são importantes (ou não), quais os resultados e que implicações trazem para a corrida. Os comentários, e análises; as sondagens e previsões.
Queremos trazer para aqui todos os apontamentos que não cabem nos trabalhos editados nas páginas do PÚBLICO, oferecendo aos nossos leitores um segundo — terceiro, quarto… — olhar sobre o quotidiano eleitoral americano. E esperamos contar, como sempre, com a participação dos nossos leitores.