Shakira. Maradona. Ricky Martin. Diego Forlán. Júlio Iglésias. Ex-presidentes da Argentina, Brasil e Uruguai. O que têm em comum? Casa no mais luxuoso balneário da América do Sul, segundo avaliação da revista Forbes, superando a colombiana Cartagena das Índias (que saudades da sua zona histórica…) e as brasileiras Búzios e Camburiú. Aqui é o lugar ideal para os famosos se mostrarem. Exibirem. E não falta quem queira ver…
De inverno, um fantasma. Como qualquer cidade balneária, por excelência. No verão, Punta del Este, a 120 quilómetros de Montevideu, atinge os 200.000 visitantes em simultâneo, com os bares e restaurantes a florir em cada esquina.
No mesmo lugar, reunidos os elementos-chave para o sucesso: praias para todos os estilos (a Brava e a Mansa, cujo nome dispensa explicações), ampla oferta hoteleira, grande variedade de lojas e comércio, zonas pedestres, animação e boa comida. Tem ofertas para os gostos mais díspares, mas, em média, os preços não são do mais simpático. A quantidade de ricos e famosos – também argentinos e brasileiros – que frequentam estas paragens não ajuda a mudar o status. Nem as regulares provas automobilísticas de luxo em circuito citadino.
A curiosidade de ser uma estreita faixa de areia entre o Atlântico (praia Brava) e o Rio da Prata (praia mansa). Em menos de500 metrospodemos apreciar o nascer e o por do sol na praia. Ambas com areal extensíssimo, a perder de vista…
Na rua principal, cafés, restaurantes, gelatarias. E onde todos se passeiam. Tudo muito limpo e organizado. Quanto mais nos afastamos desta zona ‘histórica’ (tudo é… recente), mais luxuosos os edifícios virados para o mar/rio. Muitos deles, camuflados nos bosques.
Um bom lugar para o espírito de verão, com praia e copos como ingredientes principais. Decididamente, não é a minha ‘praia’. Neste caso, surge no roteiro como um par de dias para descansar desta longa aventura que começou na Terra do Fogo, na distante Ushuaia, a cidade mais austral do planeta…
Rui Barbosa Batista relata no blogue Correr Mundo a sua aventura pela Argentina e Uruguai. No site www.bornfreee.com pode aceder a outros relatos e imagens sobre a viagem.