La Sirena y el Capitan

Temos asas e vamos voar. Isto é o mesmo que dizer que temos carro à disposição, pelo que toda a Terra do Fogo está ao nosso alcance. Até o Lago Escondido…

É precisamente por aí que começamos. A uns 50 quilómetros de Ushuaia. A vista é soberba. E temos neve à mão para todo o tipo de ‘maldades’. Usamos e abusamos e rumamos ao Canal Beagle, agora por terra. Não sem antes várias paragens para o obrigatório registo fotográfico das paisagens.

Estância Haberton ou Puerto Almanza. Quem ganha? La Sirena y el Capitan! Um lugar simples, dos mais especiais e singulares deste Fim do Mundo.

Cabem somente cinco pequenas mesas. Apenas o ‘capitan’ e desconhecida sereia na cozinha. Aqui o mar tem outro sabor. É o ‘capitan’ quem, horas antes, assegura na pesca o que se vai comer no dia. Longe das multidões. Em lugar perdido. Com o Chile do lado de lá do canal…

Já vos disse que Puerto Almanza, poético reduto de pescadores, não tem mais de 20 casas e três restaurantes? E cavalos selvagens à solta. E aves de diferente porte e tonalidade. Este é o último lugar habitado do país…

A especialidade é a salada de ‘Centolla’ (nem imaginam o tamanho no ‘bicho’), deliciosas empanadas de marisco/centolla (caranguejo) e, obviamente, bom vinho. Só por si, a Sirena y el Capitan justificam esta jornada desde Ushuaia. Sendo que os últimos 30 quilómetros de trajeto são em terra batida, por terras inóspitas e uma ou outra quinta.

A pequena e rústica sala tem um rudimentar gira-discos e tango faz-se ouvir em vinil. Ouvimos algumas histórias. E bebemos mais um trago.

Na mesa ao lado, há família do norte da Argentina que tem um restaurante e que nos assegura – como se fosse preciso – a qualidade da comida que estamos a experienciar. E que nos aconselha sobre o vinho.

Apetece apenas desfrutar o local. Sem pressas, comer a melhor qualidade. Apreciar todo o cenário enquanto saboreamos a mestria culinária del capitan. Com vista para o canal e o Fim do Mundo. Esta experiência arrebata-nos!

Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua aven­tura pela Argentina e Uruguai. No site www.bornfreee.com pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em América do Sul com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2015/12/16/la-sirena-y-el-capitan/" title="Endereço para La Sirena y el Capitan" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>