Tem mais de 250 anos e espalha charme espalhado por meticulosamente ornamentados mais de1000 m2,em Kashan. Foramsete anos a restaurar, remodelar, reforçar esta rara residência tradicional, de acordo com princípios científicos e técnicos: não é por acaso que a Iranian House foi, ‘agora’, classificada como monumento de interesse nacional.
São cinco espaços residenciais diferentes, apoiado por distintas salas (para convívio, rezar, tomar pequeno-almoço ou outra para chã e convívio pela madrugada fora…) todos extremamente cativantes, adornados por jardim e lago, a recriar um ambiente digno das 1001 Noites…
O Irani House é um notável exemplo vivo da cultura iraniana esquecido e arte para deleitar qualquer tipo de visitante: é, claramente, um lugar idílico, gerido por mentes “à frente” e com um staff do mais amigável e competente possível.
O edifício abrange uma extensa coleção de delicado detalhe artístico que o transforma em um museu das obras dos grandes mestres de Kashan, que se destaca no Irão por este tipo de casas históricas.
Todos os esforços foram feitos para que a paixão da vida flua nas veias deste notável empreendimento, proporcionando-nos uma experiência memorável. Não há dia em que não sonharei voltar aqui…
Rui Barbosa Batista relata no blogue Correr Mundo a sua aventura pelo Irão. No site www.bornfreee.com pode aceder a outros relatos e imagens sobre a viagem.