E, entretanto, ensinaram-me a entrada para o nascer do sol em Borobudur

boror

A tarde acabou por se compor e, entre duas chuvadas, pude fazer a volta panorâmica de pendura na moto do empregado do hotel. Visitámos a aldeia do tofu, a aldeia da cerâmica e a loja do café de Java.  Não planeado foi assistir a uma corrida de pombos. Largam os machos a dois ou três quilómetros e depois esperam que eles voltem. Cada dono e concorrente agita a fêmea freneticamente no ar para  o macho vir a correr. E ele vem, coitadinho, direitinho para o braço do dono e para o pé da fêmea.

O guia diz que o trabalho de cada homem é arranjar ocupações que o mantenham fora de casa. Também diz que, se sorrir um segundo, uma pessoa é feliz por um minuto. E continua. Tirou-me uns anos aos 55, o que justifica com o eu ter um ar feliz. Disse-me onde era a entrada para o nascer do sol em Borobudur e disse-me que não falasse com o despertador. Às 4h15 da matina o imã da mesquita ao lado trata de acordar toda a gente. Fiéis e nem por isso.

Borobudur

Borobudur, o O café digerido pela civeta é fantástico. Achei que sabia a terra. Mais tarde, a brincar com o bicho, percebi que o bicho também cheirava a café e a terra e a bicho. O cheiro ficou-me na pele e na camisa. Fui adiando a hora do banho até quase chegar o massagista. O dono da civeta disse-me que podia mexer no bicho à vontade, que só mordia uma vez. Percebi, bem, desta vez, que queria dizer que ameaçava, mas não era coisa séria. Brinca como um cachorro a mordiscar queixo e orelhas. E pendura-se como um macaco.

___
Fer­nando San­tos passa um mês em Bali, Indo­né­sia, entre um curso de mas­sa­gem e mui­tos pas­seios. E relata aqui as suas impressões

Esta entrada foi publicada em Indonésia com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2015/01/27/sunrise-em-borobudur/" title="Endereço para E, entretanto, ensinaram-me a entrada para o nascer do sol em Borobudur" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>